Surpreenda seu cliente. Tente encantá-lo. O
cliente nunca se esquece quando é mal atendido, entretanto, também não, quando é
surpreendentemente bem atendido.
Como já foi falado aqui, um cliente dá muito
valor ao tratamento que lhe foi dado, e a tendência é ele sair falando tanto do
funcionário quanto da empresa. Aí que mora o perigo, pois, o que marca é o
atendimento, seja ele positivo ou negativo.
E como você atende seus clientes? Não é difícil
encantá-los, mas requer alguns cuidados.
Podemos citar alguns exemplos. Uma floricultura,
onde o local seja agradável e não um local úmido com montes de produtos
espalhados. Quando um cliente entra, se o atendente reconhecê-lo e perguntar
como está determinada planta ou flor que foi vendida um tempo atrás, e
colocar-se a disposição para, conforme a resposta, ir verificar o local e até
mesmo trocar a mercadoria, quem não ficará maravilhado?
A cabeleireira que liga para suas clientes que
cortaram os cabelos, alguns dias depois, perguntando se era aquilo mesmo que ela
queria e colocando-se a disposição para reparos, se necessário, com certeza tem
a agenda cheia. E por aí vai, com muito mais exemplos.
Amigos, com os produtos quase idênticos em
relação ao preço e prazo, o que faz a diferença é a demonstração de interesse
pelo cliente, tentando ajudá-lo a solucionar seus problemas, oferecendo serviços
e soluções rápidas e mostrando que, em seu estabelecimento, realmente há o
comprometimento com a educação e o bom atendimento.
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