Franqueado mudou-se para interior de SP, abriu unidades da Via Certa e posteriormente fez deste um negócio em família
São Paulo, assim como as grandes capitais, divide opiniões. Enquanto alguns visualizam o local como uma “terra de oportunidades”, outros não querem nem saber da correria e do agito que são encontrados por lá. Por isso, o chamado movimento de interiorização – pessoas se mudando para o interior - cresce a cada ano.
É o caso do empresário Renato Guimarães, 62 anos. Ele e a esposa sempre sonharam em sair da correria de SP, porém o trabalho dos dois impedia que a mudança de fato acontecesse. Até que um dia, a coragem apareceu. Em 2018, Guimarães mudou-se para Paraguaçu Paulista – cidade com população estimada em 2019 com 45.703 habitantes (segundo o site do IBGE) – onde deu início a um negócio que vem garantindo o sustento de toda a sua família e se tornou de fato familiar.
De olho no mercado de educação
Renato optou por abrir uma unidade da franquia Via Certa (especializada em educação profissional) na nova cidade. A marca possui mais de 30 cursos nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática e tecnologia, línguas, saúde, estética, entre muitos outros.
A metodologia é diferenciada e conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online - em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.
Por lá o negócio deu tão certo que em apenas dois meses, o franqueado conseguiu atingir o ponto de equilíbrio da operação. “Havia na cidade uma demanda reprimida. Inauguramos no início do ano, período bastante favorável para o nosso segmento.
Conseguimos captar um número alto de alunos muito rapidamente”, explica Renato.
Conseguimos captar um número alto de alunos muito rapidamente”, explica Renato.
Para adquirir uma unidade, é necessário fazer o investimento a partir de R$130.573, e o lucro líquido estimado é a partir de R$13 mil.
Em família
Em Paraguaçu Paulista, enquanto o negócio fluía e fazia muito sucesso - antes de completar um ano - Renato recebeu a proposta de abrir outra unidade, mas dessa vez em Assis (SP). Ele não pensou duas vezes. Abriu e colocou o filho mais velho para assumir a gestão.
Neste meio tempo, satisfeito com os resultados, ele incentivou ainda, o filho caçula que mora em São Paulo a comprar uma unidade também da escola profissionalizante em Vinhedo (SP) em sociedade com outro franqueado e deu certo.
Contudo, devido à distância, o sócio do filho vendeu a parte dele, assim a unidade ficou sob a responsabilidade da nora do Renato. “Sempre tivemos o desejo de ter negócio próprio em família, e de repente as coisas começaram a dar certo de uma vez. Quando vimos estávamos com três unidades e todas com um ótimo desempenho no mercado”, conta satisfeito o empresário, explicando ainda que toda a família está envolvida de alguma forma com os negócios. “Atuamos de forma familiar. Segmentamos o financeiro, pedagógico e administrativo, cada um atuando na área de perfil exigido para o cargo. Eu cuido da parte do setor comercial juntamente com meu filho que atua mais na unidade de Vinhedo”, ressalta.
Para ele os maiores desafios para conduzir as unidades se resumem a uma: deslocamento. Ele explica que isso é possível porque por um lado ele teve todo um suporte dado desde o início, com análise do plano de negócio, orientação voltada para o mercado onde foram instaladas as unidades, além de ter recebido treinamentos constantes.
“Tem sido uma jornada bastante desafiadora, porém a cada dia vislumbramos possibilidades de crescimento. A franqueadora atua muito fortemente em treinamento. Imagina, você, que semanalmente acesso a plataforma UNIVC - Universidade Via Certa, onde sou submetido a avaliações para testar os conhecimentos adquiridos em treinamento. Temos acesso a muitas ferramentas de gestão, é um casamento que deu certo. Por isso os resultados aparecem”, finaliza.
Sobre a Via Certa
A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia híbrida, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$130.573,00. https://viacertacursos.com.br/
Fatos&Ideias Comunicação
Renata Brito
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