Mas o que é agregar valor?
Vender um produto, muitas vezes, pode
ser uma das tarefas mais árduas pelas quais você, enquanto empresário,
junto a sua equipe, pode enfrentar diariamente. Agregar valor a ele,
fazendo com o que o público-alvo da empresa perceba este valor e adquira
o que a marca oferece no mercado, pode ser mais complicado ainda.
Porém, tal ação é essencial para que a organização consiga se
diferenciar, aumentar suas vendas e alcançar os resultados que tanto
deseja.
Agregar valor ao produto significa
não apenas vendê-lo, como também oferecer inovação, valores,
diferenciação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma experiência
positiva ao cliente, que é o que vai fazer com que ele torne-se
verdadeiramente fã da sua marca.
O valor é percebido pelo público, a
partir do momento que, além de tais fatores, ele enxerga que o produto é
capaz de atender às suas mais variadas necessidades e assim, acaba
escolhendo determinada empresa na hora da compra, em detrimento das
concorrentes.
Nesse sentido, é imprescindível que a organização esteja atenta a tal cliente, suas necessidades e seu nível de satisfação.
Agregue valor através destas ações
Após a compreensão do que de fato é
valor agregado, vamos saber quais ações é possível implementar para
fazer com que seus clientes percebem valor em seus negócios e produtos.
Mas antes, é preciso entender que um
dos primeiros canais a fazer com que seus clientes percebam valor no que
você e sua empresa oferecem no mercado é o seu time de vendedores. São
eles, através do contato com o público, que vão evidenciar os benefícios
dos produtos, serviços e do negócio como um todo, bem como de que
maneira estes podem suprir as necessidades deste comprador,
transformando-o, verdadeiramente, em fã da marca.
Assim, é importante saber que existem três valores a serem apresentados:
- Valor econômico: refere-se ao valor vinculado ao preço e à quantidade do produto;
- Valor funcional: é o valor que agrega as especificações funcionais ao cliente;
- Valor psicológico: são as características e benefícios que o produto proporciona ao indivíduo.
Após entendermos tudo isso, a seguir
compartilho algumas dicas de ações que você e seus vendedores podem
realizar a partir de agora para agregar ainda mais valor aos seus
produtos e, consequentemente, aos negócios:
-
Conheça o produto
Ao vender determinado produto, é
essencial que a equipe de vendas conheça em detalhes o mesmo: suas
especificações, características, itens que o compõem, como é o seu
funcionamento, etc.
Estar munido destas informações,
permite que o vendedor entenda e conheça com profundidade o produto,
compreendendo como o mesmo pode ajudar o seu cliente e agregar valor à
vida dele de uma forma geral.
Além disso, ter este conhecimento
também ajuda na hora de prestar um atendimento de excelência, uma vez
que o vendedor terá formas de vencer as objeções dos clientes,
mostrando-lhes todos os benefícios que estes terão ao adquirir o produto
e fazer negócios com a empresa.
-
Conheça o público-alvo
A empresa deve conhecer profundamente seu público-alvo,
seus desejos, suas expectativas e suas objeções, dessa forma, ela será
capaz de identificar e direcionar o produto que agregará valor à sua
compra e terá os benefícios ideais para suprir as necessidades do mesmo.
É importante estar preparado neste
sentido, pois quando você sabe de forma específica o que o seu público
deseja, você consegue elaborar estratégias ainda mais assertivas e
eficientes, não só para agregar valor ao seu produto e à sua marca, mas
também para fidelizar cada vez mais consumidores, que se tornarão as
pessoas que vão fazer propaganda de você no mercado.
-
Conheça a concorrência
A organização deve fazer uma análise
de concorrência e conhecer seu mercado de atuação. A partir de
informações como pontos fortes e fracos dos concorrentes, técnicas de
atendimento, estratégias de marketing utilizadas, especificações dos
seus produtos, eventuais reclamações dos clientes, etc, a empresa é
capaz de identificar oportunidades para agregar valor ao seu produto e
ao negócio e, assim, convencer o cliente de que a sua proposta é melhor
que a do concorrente.
-
Pós-venda
Mesmo após a realização da venda, é
fundamental que a empresa mantenha contato com o cliente, dessa forma,
ela garante que, mais do que uma compra, a pessoa viva uma experiência
positiva e torne-se fiel à marca.
Nesse sentido, a organização pode
adotar medidas como uso de e-mail, redes sociais ou telefone para que o
cliente possa entrar em contato com a organização e assim, passar
feedbacks a respeito do produto, do atendimento, da entrega, etc, além
de oferecer, com base no histórico de compra do consumidor,
oportunidades exclusivas para o mesmo.
-
Pesquisas de satisfação
Além de deixar os canais de
comunicação e contato citados acima abertos ao público, dando-lhes um
retorno rápido no que diz respeito às suas demandas, o que você,
enquanto empresário ou empreendedor, junto à sua equipe, pode
implementar, são as pesquisas de satisfação.
A intenção é ouvir quem
verdadeiramente merece e deve ser ouvido, ou seja, o seu consumidor, uma
vez que ele tem propriedade para dar feedbacks sobre a experiência com o
produto e com a empresa como um todo.
Ao fazer isso, além de obter
informações valiosas para implementar melhorias em seu negócio, você
também mostra ao público que se importa com o que ele tem a lhe dizer, o
que faz com que ele veja a sua empresa com bons olhos, agregando valor a
ela.
Agregar valor a determinado produto e
também a um negócio não é uma tarefa que pode ser realizada da noite
para o dia. Para que a estratégia torne-se viável, é necessário
investimento por parte da empresa, pesquisas e capacitação dos
profissionais.
Com isso, através de dados reais, a
marca consegue definir ações capazes de agregar valor ao seu produto,
suprir as necessidades dos seus clientes, fidelizá-lo e
consequentemente, obter vantagem competitiva e o lucro que tanto almeja.
Agora compartilhe comigo: quais são
as ações que a sua empresa realiza para agregar valor ao seu produto? E
ao negócio? Quais foram os resultados obtidos?
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diariamente trazemos conteúdos novos para potencializar ainda mais a sua
performance, pessoal, profissional e empresarial.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/4-acoes-para-agregar-valor-ao-produto-e-o-seu-negocio/
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