Saiba o que é o mix de produtos
Mix tem o significado de mistura, combinação. Quando falamos em mix de produtos, estamos nos referindo à diversidade de produtos existentes em uma loja. Por exemplo, em uma loja de artigos esportivos, alguns itens vendidos são tênis, meias, shorts, camisetas de neoprene, etc. Já em uma loja casual, podemos citar a venda de calças jeans, camisetas básicas, vestidos, entre outros. Esses são os compostos do mix de produtos.
Saber gerenciar esses elementos é fundamental para obter sucesso. A diversificação do mix de produtos deve fazer parte de uma ação estratégica, apresentando ao cliente os diferenciais da sua loja e sua identidade. Assim, é possível atrair mais consumidores, aumentando as chances de vendas e assegurando uma boa reputação para o negócio.
Outra vantagem é que o aumento do mix de produtos facilita a compra por impulso, porque o cliente vai para comprar determinado item mas, ao ver outro exposto em conjunto, acaba levando os dois. Portanto, diversificar os produtos é essencial para obter melhores resultados para o seu varejo.
Considere o seu nicho de mercado
De maneira geral, o recomendável é que a loja ofereça diversos produtos diferentes. No entanto, focar em produtos que não são populares ou que fujam do nicho que a loja trabalha pode ser prejudicial para as vendas. Por isso, ao começar a diversificar os produtos, analise o público-alvo da sua loja e defina a quantidade de produtos oferecidos de acordo com o segmento do varejo em que trabalha.
Faça ajustes de acordo com as necessidades do cliente
Para que tenha um efeito positivo, o aumento do mix de produtos deve considerar as necessidades do cliente. Por isso, antes de definir os produtos a serem vendidos, é preciso pensar se o preço está bom para os clientes, se há demanda para novas opções dos mesmos produtos, etc.
Atente-se às despesas
Em todo processo podem ocorrer falhas. No caso da diversificação do mix de produtos, uma grande quantidade pode aumentar as despesas da empresa. É preciso ter equilíbrio, evitando manter um estoque tão grande. Por isso, o ideal é analisar os produtos mais vendidos e aqueles cujo lucro é menor que os custos. Na maioria das vezes, é importante focar nos produtos mais vendidos.
Analise os resultados
Como em toda ação estratégica, é preciso mensurar os resultados da diversificação de produtos. O objetivo é identificar se as metas estão sendo alcançadas. Você pode fazer essa análise por meio da listagem dos custos de produção e da rentabilidade, fazendo comparativos.
Uma boa maneira de fazer a comparação é usando tabelas e softwares de gestão, que vão oferecer uma visão mais ampla a respeito da situação mercadológica da loja.
Treine a equipe de vendedores
De nada adianta ter um mix de produtos diversificado e bem delimitado se a equipe de vendedores não está preparada para atender os clientes. Isso ocorre quando os colaboradores não conhecem o perfil da loja e os produtos vendidos. Por isso, ofereça treinamentos e capacitações, não somente antes de o vendedor iniciar o trabalho, mas quando houver uma mudança de coleção ou aumento do mix de produtos.
https://hiper.com.br/blog/como-diversificar-o-mix-de-produtos-da-minha-loja/
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