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quarta-feira, 26 de abril de 2017

REFLEXÃO - A importância de se colocar no lugar do seu cliente!

Qual a última vez que você esteve do outro lado?

O ano está passando rápido, sua empresa tem que continuar dando lucro. Neste e-mail propomos um exercício para ampliar o modo que você vê seu negócio.
Pense diferente: Seja o cliente mais importante da sua empresa!

1. Como ele pensa:

Para saber como pensa seu cliente, é só você lembrar dos momentos em que você é o cliente.
Imagina ir até a padaria e o padeiro olha para você e fala “Criei uma receita nova, já que você vem aqui sempre, o que acha de levar um bolo de graça para experimentar?”. Eu te pergunto, como você se sentiria? Especial não é mesmo? Talvez você contasse isso para seus amigos, talvez você convidasse eles para irem até a padaria com você em outras oportunidades.
Consumidor pensando
Surpreenda!
Quando você sai para comprar roupas, qual a sua loja preferida? Por que? Algo muito comum nesses casos é não termos uma loja preferida. Possíveis motivos: Os vendedores sempre mudam, só queremos saber do preço e não conseguimos ver valor no produto, todas as lojas são muito parecidas.
Diferencie-se!
Comece a refletir no seu dia a dia, muitas atitudes que você tem, seus clientes podem ter também.
Para saber como pensa seu cliente, é só você lembrar dos momentos em que você é o cliente.
Imagina ir até a padaria e o padeiro olha para você e fala “Criei uma receita nova, já que você vem aqui sempre, o que acha de levar um bolo de graça para experimentar?”. Eu te pergunto, como você se sentiria? Especial não é mesmo? Talvez você contasse isso para seus amigos, talvez você convidasse eles para irem até a padaria com você em outras oportunidades.
Surpreenda!
Quando você sai para comprar roupas, qual a sua loja preferida? Por que? Algo muito comum nesses casos é não termos uma loja preferida. Possíveis motivos: Os vendedores sempre mudam, só queremos saber do preço e não conseguimos ver valor no produto, todas as lojas são muito parecidas.
Diferencie-se!
Comece a refletir no seu dia a dia, muitas atitudes que você tem, seus clientes podem ter também.
  2. Sente-se em outra cadeira:
qual cadeira voce prefere


Onde você está lendo este texto? Eu penso que seja em um local bem confortável como a poltrona do seu escritório ou o sofá/cama da sua casa. Você merece certos confortos, afinal, o dia foi cheio não é mesmo? Mas me diga uma coisa, qual foi a última vez que você mudou de assento?
Que tal amanhã, chegar no escritório e trocar de cadeira com um funcionário seu durante um dia inteiro? Você acha que se seus funcionários tivessem cadeiras mais confortáveis, eles trabalhariam mais felizes? E seus clientes? Quando vão até a sua empresa e ficam “aguardando o atendimento”, onde eles são recebidos? É provável que eles cheguem cansados, o mínimo que você deve oferecer sempre é um copo d´água.
Utilizei estes exemplos práticos para você começar a entender a importância de se colocar no lugar do outro no que diz respeito aos processos dentro da sua empresa. Crie a rotina de se colocar no lugar de seus funcionários, clientes e parceiros. Uma coisa é tentar pensar como eles, outra muito diferente é realmente incorporar o papel e sentir na pele o que ele sente.
Seja o seu cliente mais chato:
– Pegue o telefone, ligue para sua empresa e tente marcar uma consulta. Quanto tempo você demorou para ser atendido? Quem atendeu você, foi educado? Você conseguiu tirar suas dúvidas?

– Entre na sua empresa, sente-se no “banquinho do cliente” e apenas observe. Olhe tudo como se aquela fosse a primeira vez que entrou naquele lugar. Tem alguma lâmpada queimada, parede descascada, o esmalte na unha da sua vendedora está velho? Essas coisas que esquecemos no dia-a-dia são essenciais para seus clientes.

3. Clientes não são fiéis?!

O que você acha dessa afirmação? Concorda ou discorda? Quantos clientes fiéis sua empresa têm? Ou isso não é importante para você? Você analisa as estratégias de seus concorrentes?
A orientação deste tópico é ser o cliente dos seus concorrentes.
Faça como o tópico acima, entre em seu concorrente com os olhos de uma criança curiosa, olhe tudo, analise tudo, compare tudo. Desde o atendimento inicial (com café, cadeiras confortáveis e uma secretária que já sabe seu nome e todos seus dados) até a hora que você sai de lá (ganhando um imã de geladeira, cupom de desconto se você voltar ou até mesmo um elogio sobre sua aparência)
http://interato.com.br/blog/importancia-de-se-colocar-lugar-seu-cliente/

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