Quais
as principais dificuldades enfrentadas pelo empreendedor? Dentre
outras temos: falta de clientes aliado a falta ou má gerência de
capital e recursos, bem como o planejamento incorreto.
Devemos
lembrar que todos nós em determinado momento somos ou já fomos
clientes, quando morremos somos cliente da funerária, quando vamos a
padaria ao supermercado ao banco, a todo momento estamos nos
colocando na posição de clientes, sendo assim temos motivos de
sobra para entender o cliente, pois em nosso empreendimento temos que
tratar o cliente assim como nós gostaríamos de ser tratados.
Quando
vendemos nossos produtos ou serviços, na verdade estamos vendendo
valores, então que valor o meu cliente percebe no meu produto, no
meu atendimento, ou na minha prestação de serviço?
Se
eu fosse o meu cliente, será mesmo que estaria satisfeito com o
atendimento prestado?
Você
acha que presta um atendimento de qualidade e que pode dizer que este
é um diferencial?
Você
pode dizer que possui uma equipe que procura encantar o cliente, ou
simplesmente presta o serviço?
Uma
análise criteriosa da real resposta as perguntas acima nos dará uma
visão exata de onde está o nosso gargalo
vejamos
alguns exemplos:
Cinema:
quando vamos ao cinema o que
esperamos? Poder comprar o ingresso e assistir a um bom filme, e ao
terminar irmos embora. Agora, será que podemos dizer que houve
somente com estes itens uma boa prestação de serviço por parte do
estabelecimento responsável?
Certamente
que não, existe alguns serviços MUDOS que foram prestados, aqueles
que talvez não apareça ou apareça de modo a não chamar tanta
atenção, quando vamos ao cinema é muito comum comprarmos uma
pipoca e um refrigerante, como estavam estes itens? A pipoca estava
salgada demais ou frio ou passada? O refrigerante estava em uma
temperatura agradável? O banheiro estava limpo?
Estes
aspectos certamente não interferem na qualidade do filme, ou no
conceito que o público vai ter sobre o mesmo, mais certamente
interfere na prestação do
nosso serviço, pois voltaria o cliente a uma sala de cinema apenas
pela qualidade do filme? Voltaria o cliente em minha loja, ou me
contrataria novamente para uma prestação de serviço apenas pela
qualidade do mesmo?
Alguns
diriam que sim, mais a grande maioria diria não, pois os itens
citados são parte complementar da prestação de serviço da sala de
cinema.
Vamos
a outro exemplo
Suponhamos
que agora vamos a um restaurante, encontramos boa comida, bom
atendimento, o ar funciona de forma agradável, o ambiente é
agradável, e mesmo que ocorra uma espera ela é compensadora. Com
este cenário você certamente diria que foi um atendimento nota 10
não é verdade?
Nem
sempre, pois suponhamos que você encontre em sua comida fios de
cabelo, que avaliação você faria do restaurante? Esses relatos nos
mostram que o atendimento tem que ser excelente em todas as esferas,
para que possa agregar valor ao cliente.
Ou
seja temos que fazer o nosso dever de casa
Sugestões para o dever de casa:
-
Treinamento:
A empresa tem que estar alinhada com o que é proposto, pois não
adianta treinar a equipe de frente, pois a mesma se sente isolada
desmotivada se a empresa não toma decisões alinhada com o
treinamento.
-
Trocar de lado com o cliente:
Converse com ele, perceba quais as suas ansiedades, tenha empatia.
- Tome o pulso do cliente:
A equipe tem que estar perto, alinhada com o cliente, escute a linha
de frente, pois esta sabe exatamente o que funciona e o que não
funciona.
- Pauta das reuniões:
Quando fazemos reuniões, estão na pauta coisas como: metas –
resultados, mais será que colocamos o cliente em nossas pautas? De
quem depende a nossa sobrevivência? Sendo assim o cliente deve estar
no TOP da lista de reuniões.
- Propaganda: É
comum gastarmos muito em propaganda, onde enfatizamos que o cliente é
a nossa principal preocupação, mais quando o cliente chega em nossa
loja ou quando prestamos serviços ele descobre que a propaganda era
enganosa, e nós desperdiçamos recursos, que poderiam ser melhor
aplicados – moral da história – se falarmos que o cliente é
nossa maior preocupação, nosso motivo de existir então o cliente
tem que perceber este valor ao nos procurar.
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