1. Leve networking a sério
Para Miyashita, uma rede de contatos bem formada é um recurso precioso dos empreendedores, principalmente para aqueles que estão iniciando um negócio. Por isso, assim como preparar-se para a operação e as finanças, o empresário precisa se preparar para o networking. “Ele tem que enxergar que empreender precisa ser consequência de preparação, e uma delas é estabelecer relações com pessoas que fazem parte dos seus objetivos”, diz.
2. Estabeleça pontes
Para casos como o de Karen, em que a pessoa já conhece bem o mercado em que vai empreender, fica mais fácil acionar a rede de contatos. Quem está começando em um mercado totalmente novo precisa ter mais paciência e buscar pessoas de sua rede que levem até parceiros importantes.
“A relação se estabelece se ele tem alguém que possa fazer essa ponte. O desafio é quando ele não tem relações com o mercado, o que acontece quando ele é novo e quando ele desenhou carreira em uma área e empreende em outra totalmente diferente. Aí, precisa fazer um trabalho de formiguinha de construir relações”, explica o especialista.
3. Conheça as redes off-line
Antes de fazer um trabalho das redes sociais na internet, é importante se conectar com instituições ligadas ao negócio. Elas ajudam a conseguir informações e saber sobre eventos, por exemplo. “É um trabalho de campo de se conectar com instituições, associação de classe, entidade setorial. Precisa se conectar com as redes sociais off-line, entidades do seu meio que funcionam como redes de pessoas”, ensina Miyashita.
4. Participe de eventos
Com informações em mãos, vá para eventos e faça o básico do networking que é trocar cartões. “Precisa circular neste mercado para ficar por dentro de eventos e começar a frequentar essas atividades para estabelecer contatos”, explica Miyashita.
5. Use as redes sociais
Depois do contato pessoal, é hora de aproveitar as redes sociais. “A abordagem é mais direta. Você verifica as pessoas que precisa fazer relação, constrói um bom texto e convida a se conectar. Isso vale principalmente no LinkedIn”, diz. No Facebook e no Twitter, a primeira recomendação é saber se a pessoa usa a rede profissionalmente.
Com a conexão ativa, é hora de mostrar-se é relevante. “Precisa se mostrar expert naquele assunto, capaz de fornecer informação, novidade e oportunidade”, ensina Miyashita.
6. Não seja vendedor
Seja em eventos ou nas redes sociais, o trabalho de networking deve ser espontâneo e não forçado. “Contato de relacionamento é diferente de venda. Você não sai fazendo seu pitch, contando sua história e falando o que precisa. Tem que se apresentar, trocar cartões e se mostrar relevante, ajudando os outros”, afirma o especialista.
A princípio, o contato pode parecer pouco interessante para a empresa, mas a chave é construir relações de longo prazo. “Você precisa alimentar essa relação, servindo, ajudando. O caminho não é de pedir”, diz.
7. Compartilhe informação
A ideia é mostrar-se relevante para ser lembrado e, para isso, é preciso compartilhar conhecimento. “Tendo uma grande base de relacionamento você acaba sendo relevante e lembrado por outras pessoas que podem te conectar”, conta o especialista. Uma boa forma de mostrar conhecimento é participar de grupos em redes sociais e disponibilizar informações sobre o seu mercado.
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