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quinta-feira, 8 de junho de 2017

ALGUMAS DICAS PARA DAR AOS VENDEDORES DE ÓTICAS

ALGUMAS DICAS PARA DAR AOS VENDEDORES DE ÓTICAS

ALGUMAS DICAS PARA DAR AOS VENDEDORES
Há quatro fatores que ajudam você a ficar mais bem preparado para vender. São
eles:
.. PERCORRER A LOJA,
.. CONHECER OS PRODUTOS,
.. MEMORIZAR OS PREÇOS
.. CONHECER A CONCORRÊNCIA.
Cada um desses fatores é um instrumento importante na conquista de clientes
pessoais, clientes que retornam à loja para serem atendidos especialmente por
você.
MERCADO BRASILEIRO DE ÓPTICA
O Brasil lidera o ranking da América Latina em número de deficientes visuais, com
91.060.000 deficientes. Mesmo os que não são deficientes visuais, quando
atingem os 40 anos de idade, passam a fazer parte do grupo de usuários de
óculos para visão próxima.
Sobre este nicho de mercado, em particular, importa notar que, em 1.995, o
número de usuários de óculos para visão próxima era de 28.500.000 pessoas,
número equivalente a 19% da população. Este grupo de usuários, no ano
2.000,era igual a 20,1% da população. Um mercado consumidor que,
verdadeiramente não para de crescer.
Este mesmo publico, que representa 31,29% dos portadores de deficiência visual
no Brasil, utiliza lentes de visão simples ou multifocais, estas (as multifocais)

chegam a representar 67% do faturamento de lentes. Esta é a fatia que mais
cresce no ramo óptico brasileiro.
Os substitutos naturais dos óculos são as lentes de contato ou a cirurgia corretiva
Apenas em relação às primeiras, estima-se que o Brasil tenha 1.700.000
usuários, se considerarmos que o Brasil siga as tendências internacionais,
como EUA e Japão onde o percentual da população que usa lentes de
contato é de 8%, este mercado pode pular para 12.800.000, ou seja, dar
um salto de 8 vezes. Quanto a cirurgia refrativa, seu custo ainda é alto e
existem limitações de dioptria e idade entre outros fatores técnicos, sem
contar que a grande maioria dos portadores de deficiência visual não
sentem segurança em faze-la.
Mercado de lentes de contato
Oftalmologistas: Devido a diversidade de clinicas oftalmológicas espalhadas
nos grandes centros urbanos, a sua abrangência é muito grande. O
sucesso dos médicos está na confiança e segurança que transmitem ao
paciente, e, também a pressão por eles exercida no uso de lentes de
contato sobre o consumidor. O ponto fraco deste concorrente é o preço,
mais elevado que o praticado pelo mercado, e condições de pagamento
restrita, alem de não ter reposição conveniente.
A qualidade do atendimento depende de:
1 Estrutura operacional
2 Agilidade e qualidade das informações internas e externas
3 Qualidade gerencial
4 Moral das equipes
5 Qualidade funcional
O custo do mau serviço e do mau atendimento:
- Cada consumidor satisfeito conta para 5
- Cada consumidor insatisfeito conta para 17
- 1 cliente insatisfeito chega a absorver a rentabilidade gerada por 5
clientes satisfeitos.
O perfil do vendedor de óptica
Hoje o vendedor de óptica é visto como um especialista, que deve sobretudo, ter
um perfeito domínio da tecnologia disponível e da psicologia de atendimento.
Sua grande preocupação deve ser a de vender os óculos corretos, esteticamente
adequados, respeitando-se as limitações técnicas existentes.
O cliente possui uma deficiência visual e o vendedor deve fornecer um óculos
corretivo. É necessário o conhecimento do produto que vende. O interesse que
demonstra em bem receber seus clientes é importante.
O óptico e as vendas
A óptica não é considerada apenas um comércio, mas uma solução para as
necessidades do consumidor.
Ele deve ser um técnico, e a venda é conseqüência de técnica mais habilidade de
vender e relacionar-se com o cliente, temos que aliar as boas qualidades do
produto com os benefícios que irá proporcionar.
Apresentação pessoal
Podemos dizer que é o cartão de visitas, o uniforme deve estar impecavelmente
limpo.
Cabelos e unhas devem estar aparados e penteados, é recomendável que o
homem não use barba e nem as mulheres cabelos armados. As mulheres quando
usarem unhas pintadas devem optar por esmaltes claros e também não usar jóias
que possam contrastar com os óculos que estão sendo demonstrados. É também
muito importante observar que o uso de perfumes pode desagradar o cliente pois
o mesmo pode ter alergia (principalmente os de aroma adocicado). É
recomendável uma leve maquiagem.
Relacionamento com o cliente
O óptico deve ser extremamente atencioso e paciente, pois na maioria dos casos
é um atendimento que requer muito tempo, e o cliente deseja experimentar vários
modelos, de modo a ter certeza de boa escolha.
Devemos dar atenção ao cliente, mesmo quando estivermos ocupados, ter uma
boa dose de empatia, e jamais diminuir a importância do cliente com atitudes ou
palavras, mesmo quando sua RX apresentar valores elevados.
Devemos nos comportar de forma que ele não se sinta inferiorizado em razão
desta deficiência, pois ele esta nos procurando para que solucionemos o seu
problema e não ouvir observações que irão desestimula-lo para a compra e nos
fazer desacreditados por uma atitude não profissional.
Perguntas
1) O que os clientes querem como estética ou moda ?
Respostas:
a- Melhorar sua aparência
b- Criar uma certa imagem
c- Fazer uma declaração sobre si próprio
d- Fazer uma declaração sobre seus estilos de vida
2) Como o vendedor precisa estar preparado ?
Respostas:
a- Cuidando de sua imagem e atitudes
b- Atendendo o telefone com atenção e educação
c- Cumprimentando os clientes
d- Conhecendo os produtos
e- Dominando a técnica óptica
3) Como o vendedor pode promover os produtos que vende ?
Respostas:
a- Arrumando e conservando as vitrines
b- Cuidando da exposição dos produtos dentro da loja
c- Destacando as promoções
10 características de um bom vendedor de óptica
1 - Tem uma personalidade amigável
2 - É um resolvedor de problemas.
3 - É articulado e fala confortavelmente com estranhos.
4 - Conhece e acredita nos produtos e serviços que vende.
5 - Conta ao cliente como ele irá se beneficiar usando os produtos e serviços de
sua loja.
6 - Gosta de trabalhar com pessoas.
7 - Tem uma maneira de atender que inspira confiança.
8 - Contribui para a lucratividade da loja.
9 - Se auto-avalia como pessoa inteligente e útil.
10 – É um técnico com habilidade para vender

.http://www.sindioptica-sp.com.br/documentos/art_o_optico_e_as_vendas.pdf


COMUNICADO - VENDEDORES DE ÓTICAS


Boa Tarde!

Tendo em vista a grande procura pela postagem sobre vendas em óticas, sugiro formarmos um grupo de estudo para pesquisa do tema, com dicas e sugestões e postagens sobre o assunto.

Aqueles que tiverem interesse favor nos contatar por e-mail . jlcconsultoria07@gmail.com - formaremos grupos no ZAP para troca de informações.

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