É comum que os empreendedores se preocupem com a elaboração do plano de negócios, bem como com o índice de vendas, faturamento e ações de marketing da empresa. Entretanto, há um ponto que requer muita atenção para o sucesso de todas essas áreas: a motivação das equipes, considerada crucial para a boa produtividade e conquista da confiança dos clientes.
Se os funcionários de uma empresa não estão motivados, os resultados na produção são ruins, seja qual for o segmento ou porte da companhia. “Apatia, diminuição de produtividade, faltas recorrentes e distrações são sinais facilmente perceptíveis ao empreendedor de que o funcionário está desmotivado”, alerta a coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Alessandra Andrade.
Segundo a especialista, primeiramente o empresário deve passar segurança ao colaborador, a começar pelo cumprimento de suas obrigações tributárias e trabalhistas.
Oferecer a possibilidade de crescimento também contribui nesse sentido, uma vez que o colaborador percebe que pode ascender profissionalmente na empresa, o que gera comprometimento com a companhia. Criar um plano de carreira e desenvolver um programa de participação nos lucros são indicações positivas nesse sentido.
Ambiente saudável
Outro ponto destacado por Alessandra está relacionado ao ambiente de trabalho. “Deve haver muito respeito e colaboração e isso vem do exemplo do líder, ou seja, do empreendedor.” A especialista sugere evitar situações constrangedoras, como brincadeiras pejorativas, palavras inadequadas e o uso de tons exagerados ou que demonstrem desrespeito nas conversas.
No que diz respeito às relações humanas, a orientação é manter um diálogo direto com os funcionários e estar aberto para receber críticas e sugestões. Disponibilizar uma caixa para recolher esses apontamentos de melhorias ou promover reuniões periódicas, por exemplo, são caminhos para atingir esse objetivo.
Quanto ao ambiente, os momentos de confraternização em datas especiais, como aniversários e festas de fim de ano, podem colaborar para a interação e clima saudável.
Reconhecimento
“As pessoas não trabalham apenas por dinheiro, mas também por reconhecimento”, frisa Alessandra. Ela indica que o empreendedor demonstre ao funcionário esse reconhecimento, parabenizando-o e incentivando-o.
De acordo com a especialista, é preciso dar feedbacks positivos sempre que o colaborador atingir uma meta, solucionar um problema ou adotar iniciativas corretas. Não há necessidade de uma premiação financeira, basta que o funcionário perceba que o seu esforço foi reconhecido.
http://www.fecomercio.com.br/noticia/manter-equipes-motivadas-e-fundamental-para-o-crescimento-dos-negocios
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