Lí esta matéria achei importante compartilhar.
1. Design. É a cara do negócio. O formato, as cores, a logomarca, o visual da loja em todos os seus detalhes, que incluem a fachada, vitrines, layout, limpeza, organização, e mais a iluminação;
2. Atendimento. É reconhecer que os clientes são a razão de ser de nosso negócio. É recebê-los com todo carinho e atenção que merecem;
3. Conveniência. É tornar fácil para os clientes. Tudo que diminui o esforço e o tempo sempre é bem-vindo. Localização, agilidade, ambiente climatizado, estacionamento, tele-entrega, instalação...
4. Emoções. É proporcionar clima contagiante de alegria, música e sensações olfativas, gerar condições para que as pessoas se divirtam. Pesquisas sérias já demonstraram que pessoas mais emocionais, que riem e choram com mais frequência, têm mais amigos e facilidade para conquistar clientes;
5. Consultoria. “Vende-dor” está fora de moda. Agora é a hora e a vez dos consultores em vendas. Isso significa descobrir e apresentar as melhores soluções para os problemas dos clientes. Também é ter condição de educar, orientando sobre os seus produtos, a maneira de usá-los e conservá-los melhor, e até mesmo sobre a sua origem, composição e processo de fabricação.
O vendedor é a “empresa”. É com ele que o cliente se relaciona. Ele é o principal responsável por causar a maior e melhor experiência de compra que o cliente pode ter. Logo, é o principal responsável pela fidelização dos clientes.
Reflita: Seus vendedores fazem os clientes voltarem?
Soeli de Oliveira
Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios
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