Estudo
dos concorrentes
O
que é e como fazer
Você
pode aprender lições importantes observando a atuação da
concorrência. Procure identificar
quem
são seus principais concorrentes. A
partir daí, visite-os e examine suas boas
práticas
e deficiências. (
Fazer esta auto análise é muito importante, pois nos dará
consições de avaliarmos como esta o nosso atendimento frente a
concorrência, o que precisamos melhorar, adaptar, para encantar o
cliente, é só nos colocando “literalmente no lugar do cliente que
teremos condições de ver o que o cliente realmente deseja.)
Lembre-se
de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de
atividade
que
você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Enumere os pontos fortes e
fracos em relação a:
qualidade
dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade,
etc.;
preço
cobrado;
localização;
condições
de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.;
atendimento
prestado;
serviços
disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio,
tele-atendimento,
etc.;
garantias
oferecidas.
Após
fazer essas comparações, tire algumas conclusões.
Sua
empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo
no ramo?
O
que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para
comprar de sua empresa?
Há
espaço para todos, incluindo você? (
esta é uma pergunta realmente intrigante, pois eles “os clientes,
só se sentirão motivados a comprar com você ou motivados a
utilizar seus serviços se você conseguir encantá-los, com um
diferencial)
Se
a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que
mudanças devem ser
feitas
para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?
Fonte adaptada do SEBRAE- como elaborar um plano de
negócios.
“o grifo é nosso”
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