Com a experiência de viver na pele da Vitória, no Chefe Secreto do Fantástico, pude perceber que, mesmo com processos bem organizados, avaliações constantes de qualidade e certificações, o dia a dia de uma empresa prescinde de um olhar apurado e constante. Até mesmo os treinamentos precisam de atualização.
Processos precisam de atualização. Novos equipamentos surgem, necessidades são observadas no decorrer das tarefas e é no andamento do trabalho que, muitas vezes, percebemos algo que acreditávamos estar certo, mas que não corre tão bem quando o esperado.
A máxima “em time que está ganhando não se mexe” é verdadeira? Eu acredito que não, que podemos sempre melhorar, incrementar, aumentar resultados. E isso só acontece de duas formas: se sabemos o que acontece no chão de fábrica e se estamos abertos a aprimorar todo e qualquer processo. Em qualquer negócio, quando percebemos, numa auditoria, por exemplo, que resultados estão comprometidos de alguma forma, é momento de processos, incluindo treinamentos, serem revistos.
A questão, sempre é não esperar pela crise. Não esperar que os indicadores baixem nas planilhas. E, para isso, a gestão precisa estar atenta a qualquer necessidade de mudança. Uma empresa de sucesso não aceita acomodação, se está bom, pode estar melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário