O crescimento das Pequenas e Médias Empresas é uma realidade não só no Brasil, mas no mundo inteiro, que sabem que, para se manter no mercado, investir em comunicação é primordial. E de acordo com um relatório divulgado pela Borrell Associates, as PMEs norte-americanas estão cada vez investimento mais em canais online para atrair os consumidores.
O relatório revela ainda que as PMEs devem investir um total de US$ 40,6 bilhões com canais digitais em 2011, crescimento de 29% em relação ao ano de 2010, por exemplo. E como uma primeira opção para as PMEs investirem em divulgação, está o e-mail marketing, com 80% de adesão das empresas, seguido pelas mídias sociais, 70%, SEM (Search Engine Marketing), 52%, e anúncios visuais, com 51%.
E por qual razão o e-mail marketing aparece em primeiro lugar na preferência das pequenas empresas como ferramenta de comunicação? De acordo com Conrado Adolpho, pensador em economia digital, a ferramenta é ideal para PMEs. “O e-mailmarketing é uma das mais rentáveis ferramentas do marketing digital, desde que a empresa saiba exatamente como trabalhar com ela. Uma pequena ou micro empresa precisa sempre cuidar da lucratividade do negócio e o e-mail pode ser uma excelente maneira de diminuir o custo de aquisição de clientes”, afirma o especialista.
Apesar do crescimento da utilização da ferramenta e de sua eficácia, é muito raro encontrar uma pequena empresa que possua uma estrutura de marketing para realizar o trabalho aliando relevância de conteúdo e ações dirigidas. Para que sua pequena empresa consiga fazer o trabalho, Adolpho dá uma importante dica. “A melhor maneira de estruturar um departamento de comunicação para desenvolver e implementar ações de e-mail marketing é ter alguém interno alocado para a função. É preciso que essa pessoa cuide da captação de mailing, da configuração da plataforma de envio e do relacionamento com o mailing, para que o trabalho tenha o direcionamento correto”, conta.
O especialista separou quarto regras de ouro que podem ajudar os empreendedores que desejam utilizar o e-mail marketing como ferramenta de comunicação:
– Iscas digitais: a empresa pode criar as “iscas digitais”, ou seja, produtos como e-books, planilhas, vídeo-aulas que despertem no consumidor interesse para baixar o material em seu próprio e-mail. Essa é uma das maneiras mais utilizadas no mundo inteiro para conseguir montar um mailing segmentado, pois essas pessoas que fazem o download normalmente tem interesse nos produtos da empresa;
– Regras Anti-spam: é importante que a empresa também tenha conhecimento das regras anti-spam para não ter seus e-mails caindo nas caixas de spam de seu público-alvo;
– Relacionamento: ter um mailing é importante, pois é em cima dele que o conteúdo será disparado. Mais do que isso, essencial não é o mailing, mas o relacionamento que a empresa faz com o ele. É preciso enviar comunicações úteis e relevantes continuamente para se relacionar com cada consumidor e entender exatamente quais são suas necessidades;
– ter uma lista opt-in dos e-mails: o opt-in é uma base autorizada de possíveis interessados (ou compradores) em receber o material de sua empresa. É essencial para conquistar bons resultados com o e-mail marketing, pois aproxima a empresa do cliente, uma vez que ele está no mailing da empresa por vontade própria.Pelo baixo custo das ferramentas de disparo, o e-mail marketing encaixa-se perfeitamente nas necessidades das PMEs. Existem plataformas que custam a partir de R$ 1 real por mês no primeiro mês de utilização e outras gratuitas, de acordo com Adolpho. “Com um investimento de R$200 por mês já se pode fazer um excelente trabalho”, conta.
E com o advento da internet, será possível que com uma boa gestão de mídias sociais o e-mail marketing seja substituído? O especialista acredita que não. “Acredito que as redes sociais não vão substituir o e-mail marketing, pois são duas ferramentas extremamente diferentes e complementares. Nem todo mundo que está em um mailing está nas redes sociais de forma realmente ativa”, confia o especialista.
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https://www.pensandogrande.com.br/como-pequenas-e-medias-empresas-podem-aproveitar-ao-maximo-o-e-mail-marketing/
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