segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas para fazer uma boa gestão


1. Defina a missão, formalizando o motivo de sua existência. Quando
necessário, faça a sua revisão.
2. Incentive o comportamento ético nas relações internas e externas,
respeitando clientes, colaboradores e fornecedores.
3. Analise o desempenho do seu negócio, de forma que você consiga
identificar se seus objetivos e metas estão sendo cumpridos.
4. Compartilhe informações com seus colaboradores, tais como metas, objetivos,
estratégias e resultados, para desenvolver o sentimento de
pertencimento entre eles.
5. Invista no seu desenvolvimento gerencial para promover o crescimento e
a manutenção no mercado de atuação.
6. Busque informações para identificar oportunidades de inovação, seja a
partir de relacionamento com universidades, centros de pesquisa, associações e
redes virtuais, como com clientes, fornecedores e colaboradores.
7. Defina a visão da empresa e comunique a seus colaboradores,
identificando onde deseja estar em um futuro previamente estabelecido.
8. Defina as estratégias para alcançar os objetivos, estabelecendo a maneira
como a empresa cumprirá sua missão e visão.
Como muitos empresários sabem e já passaram por isso, não basta
apenas abrir o seu próprio negócio, é importante saber a melhor forma
de geri-lo. Para auxiliar você neste momento, selecionamos algumas
dicas para fazer uma gestão excelente da sua organização.
9. Defina indicadores e metas relacionados às estratégias estabelecidas, por
meio de avaliações quantitativas para acompanhar a sua implementação e o seu
alcance.
10. Defina planos de ação para alcançar as suas estratégias, ou seja, trace
um planejamento que defina o que deve ser feito para implementá-las,
determinando responsáveis, prazos e outras informações.
11. Segmente ou agrupe seus clientes de acordo com o perfil de cada um,
possibilitando a adequação dos seus serviços para cada grupo.
12. Divulgue seus produtos e serviços conforme a segmentação dos seus
clientes, despertando o interesse dos atuais e potenciais clientes.
13. Tenha um sistema para captar as reclamações e sugestões de seus
clientes, garantindo a satisfação e a continuidade do uso dos produtos e serviços
por eles.
14. Use as informações obtidas para potencializar e fidelizar seus clientes,
seja por meio da identificação de suas necessidades ou da avaliação de sua
satisfação ou de sua reclamação.
15. Conheça e mantenha-se atualizado sobre as exigências legais atuais, de
forma que seu negócio atue sempre de forma correta e ética.
16. Conheça e trate eventuais impactos negativos causados pela empresa.
17. Defina e disponibilize aos funcionários as informações necessárias
para a tomada de decisão e para a gestão do dia a dia, permitindo que as
atividades sejam executadas corretamente e continuamente.
18. Promova o compartilhamento de conhecimento entre sua equipe,
assim, as experiências e aprendizados adquiridos pelos seus colaboradores
serão mantidos na empresa.
19. Observe o que a concorrência faz para ter o diferencial competitivo, isso
pode ser realizado por meio de informações quantitativas do desempenho dos
principais resultados e das características dos produtos ou serviços e processos.
20. Defina bem os papéis dos colaboradores, para a operação eficaz da
empresa. Cada função deve estar associada a um conjunto de responsabilidades,
ou seja, as atividades que devem ser executadas pelos seus ocupantes
para assegurar o cumprimento da missão da empresa.
21. Capacite os colaboradores para exercerem suas funções, promovendo a
eficiência e a sinergia da equipe de trabalho, com um plano de treinamento para
assegurar a coerência entre as necessidades das pessoas e da empresa.
22. Identifique e trate os perigos e riscos relacionados à saúde ocupacional
e segurança do trabalho, a fim de prevenir a ocorrência de fatores que
possam ameaçar a integridade física ou psicológica dos colaboradores, em
decorrência de suas atividades.
23. Tenha processos, procedimentos e padrões de trabalho bem definidos.
Desta forma, os clientes têm as suas necessidades satisfeitas por meio do
atendimento aos requisitos dos processos.
24. Controle as finanças de modo a otimizar o uso de recursos, assegurando
a solidez e a continuidade da empresa.
25. Controle indicadores ao longo do tempo sobre a satisfação de clientes,
assim como as reclamações recebidas, a produtividade e a margem de lucro.
http://www.fnq.org.br/informe-se/publicacoes/e-books

Nenhum comentário:

Postar um comentário