terça-feira, 12 de maio de 2015

Comportamento do Vendedor Campeão

Que todos buscamos maior sucesso como resultado do que fazemos não há dúvidas. Entretanto, no mundo real sempre encontramos aqueles profissionais que se destacam dos demais, e no mundo das vendas não é diferente. Há medíocres, comuns, bons, ótimos e os excelentes, aqueles campeões em atendimento, vendas e negociação. São profissionais de vendas que fazem grande diferença por apresentarem resultados acima da média, e até acima dos muito bons. Campeões de vendas conseguem que o seu trabalho seja reconhecido como fruto de sua competência, determinação, motivação e relacionamentos, de forma que todos ganhem com seu trabalho.
Ao pensarmos desta forma, vendo o sucesso como um resultado de comportamentos acertados e direcionadas de forma positiva, cabe a nós analisarmos de que forma podemos melhorar nosso desempenho e nossos resultados em nossa atividade de vendas para nos tornarmos mais um dos Campeões de Vendas. Se outras pessoas conseguiram, também é possível conseguirmos melhorar nossa performance. 
No trabalho como em tudo na vida, é fundamental que façamos as coisas com interesse, pois a satisfação de fazer alguma coisa que gostamos gera maior atenção e prazer, dedicação e cuidado, contentamento e alegria. E isto realmente é uma atitude essencial para todos aqueles que atendem o público, que trabalham com vendas e pessoas.  Quando não gostamos de algo ou do que fazemos, constatamos maior desinteresse, falta de esforço, dedicação, maior número de faltas e atestados médicos, pouca integração com os demais, e assim sucessivamente. O resultado final é um trabalho frustrante, um resultado mediano e uma decadência progressiva na carreira. 
Se você ainda não é um Campeão de Vendas, então assuma realmente sua profissão e descubra o prazer de vender, pois vender é a arte de fazer amigos, ajudar pessoas e ainda receber comissão por isto. Muito mais do que apenas ganhar dinheiro com suas vendas, você está contribuindo para ajudar seus clientes a prosperarem, bem como, está ajudando os clientes de seus clientes a terem uma vida mais confortável, prazerosa e útil. Lembre-se que não é necessário amar o que fazemos, mas entender que se aprendermos a gostar e a valorizar o que fazemos, com certeza vamos nos dedicar muito mais e naturalmente iremos alcançar melhores resultados com nosso trabalho, o que também significa mais dinheiro em nosso bolso, e uma vida melhor para nossa família. 
Portanto, se você quer ser um Profissional Campeão de Vendas, comece a entender o seu valor e o valor da sua atividade, e demonstre isto quando frente aos seus clientes. Fale com orgulho da sua atividade, da sua empresa, dos seus produtos. Não aceite trabalhar com empresas ou produtos medíocres, pois senão não terá condições de apresentar os mesmos com grande convicção de valor, e o pior, caso conseguir vender, poderá levar a frustrações de seus clientes, e isto você não quer de forma alguma, pois será o caminho ao declínio na carreira.
No Marketing a aparência de uma embalagem é fator de grande influência na compra do produto. Os consumidores de alimentos costumam dar mais valor a embalagem e a marca do que aos ingredientes do produto. Assim também é comum julgarem um livro pela capa e um filme pelo cartaz. Poucos vão pensar no autor, artistas, diretor, etc. Da mesma forma, todos nós sabemos que as pessoas respeitam quem se respeita e se valoriza. Assim como imagem que você passa influencia para a admissão em um emprego, uma boa imagem vai ajudar muito na realização de um negócio,permitindo que a negociação seja num nível mais elevado, pois o cliente vai enxergar você como um profissional mais competente, sério e merecedor de credibilidade, isto sem contar que os clientes somente poderão conhecê-lo melhor se mantiverem um contato mais duradouro com você.
Goste ou não, as pessoas avaliam o que você diz por sua aparência exterior, procure caprichar no seu visual, tanto na roupa que veste, caneta ou notebook que utiliza, bloco de anotações, cartão de apresentação, relógio, etc. Os clientes gostam de comprar de quem transmite maior segurança e tem uma imagem de prosperidade, por isto invista um pouco mais em roupas de maior qualidade, pois além de durarem mais servem para fortalecer a imagem de sucesso, confiabilidade e profissionalismo, e que se está bem na profissão deve ser porque tem bons clientes e ótimos produtos. Isto vale para um bom carro e bons materiais de apresentação. Mas nunca esqueça de que uma boa roupa nunca deve andar afastada de uma boa higiene, bom hálito, barba bem feita, e todo o básico. 
Seguindo a mesma lógica, é muito importante frisar que uma pessoa pode estar muito bem apresentada e pecar no mais grave, nos princípios de etiqueta e relacionamento. Etiqueta corporativa não é frescura, mas sim um conjunto de regras básicas de como se portar adequadamente em relação as demais pessoas. Isto significa demonstrar simpatia, agir com cordialidade, respeitando aos demais e suas opiniões, cumprimentando e se portando adequadamente em contatos formais ou informais, principalmente em reuniões com nossos clientes.
“Entender as necessidades humanas é metade do trabalho para satisfazê-las.”Adlai Stevensonhttp://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=1136

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