Varejo híbrido prova ser uma ótima estratégia para reter clientes e aumentar o faturamento das empresas
A tecnologia têm desafiado o varejo a criar estratégias para melhorar a experiência de compra dos consumidores em loja física. A prioridade agora é encontrar todos os produtos e serviços em um só lugar, otimizando o tempo e a busca do cliente. Essa nova condição levou o mercado a criar uma tendência, chamada de varejo híbrido, ou seja, a possibilidade de encontrar produtos de segmentos variados em um mesmo espaço, atendendo um nicho específico de consumidor.
Jonas Bechelli, fundador e presidente da rede Doctor Feet, já enxergou essa necessidade em 1998, quando montou uma loja especializada em pés, e não uma clínica focada só em podologia. Hoje, a rede conta com mais de 20 serviços diferentes, além de oferecer produtos médico-ortopédicos e estéticos. “Os consumidores não precisam mais ir à loja para comprar os produtos, a internet veio e facilitou esse processo. As empresas precisam agora desenvolver o por que de ir às lojas. Hoje nos tornamos uma rede de conveniência para artigos ortopédicos, além de todos os serviços de podologia”, comenta Bechelli. O catálogo da marca possui mais de 200 itens, como palmilhas especiais, separadores de dedos, cremes e outros. O empresário acredita que a busca do consumidor por bem-estar é a motivação para atrair e reter o cliente, que se fideliza à marca ao perceber que é atendido em todas as suas expectativas.
O surgimento das plataformas digitais também resultou na mudança de comportamento e necessidade do consumidor, levando-o para uma realidade cada vez mais híbrida entre o universo virtual e físico. Oferecer experiências novas e investir na convergência entre canais é uma das soluções, sendo necessária a interação e personalização dos serviços.
Vendo essa mudança, a Doctor Feet implantou um aplicativo que permite ao cliente marcar consultas, verificar quais profissionais estão disponíveis, receber lembretes sobre os horários agendados e dar feedback sobre os atendimentos. “Essa imersão online nos possibilitou ter acesso a um banco de dados valioso, como o histórico do cliente e é possível saber, por exemplo, as necessidades de cada uma das pessoas que entraram nas lojas, assim como no universo digital”, ressalta Jonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário