Saiba quais são elas:
1 – Planejamento
A gestão do tempo é imprescindível no processo de venda. Faça um planejamento do seu dia e siga a programação. Ao respeitar esta prática, ela se tornará um hábito. Divida seu dia e reserve 30 minutos para analisar pendências do dia anterior, 30 minutos para os contatos de prospecção e 30 minutos para cumprimentar os clientes que fecharam as compras. Tenha disciplina e mantenha a rotina e o que foi definido. Exija isso de você!
2 – Conhecimento
Entenda seu papel no processo da empresa. Saiba todas as ações que sua empresa está fazendo na área de marketing e conheça seu mercado, seu produto e seus concorrentes. Conheça os tipos de comportamento do cliente. Saiba como cada pessoa gosta de ser atendida, qual o sinal que as pessoas dão para mostrar que são mais detalhistas, objetivas, emotivas ou exigentes.
3 – Ética
Destaque-se pelos pontos positivos e diferenciais do seu produto, pelas condições de pagamento e pelo seu excelente atendimento, mas nunca critique o concorrente.
4 – Comunicação
Saber se comunicar é um grande diferencial para os profissionais de relacionamento. Lembre-se dos gestos, mantenha a atenção no cliente – ouça-o, fale com entusiasmo, com alegria e com interesse. É a partir de uma comunicação bem feita que uma negociação é iniciada. Quanto maior a confiança do cliente, maior são as chances de fechar uma proposta.
5 - Informações
Domine o máximo de informações sobre o trabalho e sua empresa, conheça os processos, tempo e os porquês necessários. Quanto mais você souber, melhor serão os seus argumentos, o seu conhecimento aumentará a confiança e cativará ainda mais o seu cliente.
6 O competitivo e desafiador mercado de vendas exige, cada vez mais, profissionais que reúnam uma série de habilidades. Além de engajamento nos processos de prospecção e fidelização de clientes, é preciso saber criar relacionamento de longo prazo, entender os processos e estar bem informado sobre o setor em que atua.
Escute, entenda e só depois questione. Só desta forma saberá, de fato, o que o cliente quer e qual o produto que melhor se adéqua a necessidade dele. Lembre-se que durante a entrevista com o cliente, você deve analisar qual a forma que ele se comunica e aproveitar para surpreendê-lo. O cliente busca segurança, conhecimento e um ótimo atendimento. Use os sistemas que sua empresa disponibiliza para contato com o cliente (CRM) ou crie formas de organizar as informações sobre seus contatos.
7 – Produto
Use dados da conversa inicial para destacar o produto, o diferencial e reforçar que os pontos levantados pelo cliente estão sendo contemplados na apresentação. Fale dos benefícios e dos serviços agregados.
8 – Imagem
Manter uma boa imagem e uma postura profissional aumenta a credibilidade do cliente. Você deve passar segurança para que o cliente se sinta confortável e certo da compra que fará. Use roupas adequadas, cabelos em ordem, cautela nos acessórios e pouca maquiagem.Bom humor exagerado, gírias e muita intimidade devem ser evitados. Seja seguro e firme e trate o outro como ele quer ser tratado.
9 – Fidelize
Mantenha contato com seu cliente para que ele sempre tenha uma referência quando falar de carro e ótimo atendimento. Mantenha um relacionamento adequado, lembrando o cliente de novos produtos e serviços. Um cliente satisfeito torna-se um amigo e um amigo indica outros clientes.
10 – Faça com paixão
Quando fazemos algo com amor, o trabalho e os resultados são muito mais fáceis de serem alcançados e o esforço é bem menor. Faça com paixão!
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/dicas-para-manter-o-cliente-sempre-satisfeito
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