Marketing e vendas devem andar sempre juntos
De fato, não basta oferecer um bom produto ou serviço. Já constatei que muitos empresários pecam na gestão ao se esquecerem de que, para otimizar as vendas, é preciso que elas caminhem juntas com o setor de marketing da empresa. Vale lembrar que este setor é o responsável por gerar demandas para que as vendas ocorram de modo produtivo e sejam gerados negócios lucrativos para a empresa.
Desta forma, o marketing tem como função levantar os dados de mercado necessários (definição de público-alvo, necessidades dos potenciais clientes, dentre outros aspectos) para aumentar o interesse dos consumidores em adquirir o produto/serviço oferecido pela empresa.
Uma boa gestão de marketing colabora com o departamento de vendas, fazendo com que a equipe atinja mais metas pelo menor custo possível ao buscar os melhores contatos para transformá-los em clientes. Faz sentido, não? Mantenha estreita comunicação entre os dois departamentos!
É preciso segmentar e capacitar sua equipe
Todo bom gerente de vendas sabe que muitas vezes precisa trabalhar com clientes de diferentes segmentos e necessidades. É aí que devem entrar a segmentação e a capacitação da própria equipe de vendas, preparando-a para lidar com diversos tipos de negociação e processos comerciais.
Valor, prazos, formas de pagamento, produtos em estoque, perfil dos clientes: a equipe que trabalha com as vendas na prática deve estar sempre inteirada de tudo. Assim, os funcionários estarão aptos para atender cada perfil de consumidor da melhor maneira possível, o que refletirá em resultados mais eficazes. Motivar o time também é importante!
Criar estratégias para fidelização dos clientes é prioridade
Como já reforcei acima, manter um bom relacionamento com os clientes já existentes é medida que deve ser encarada como prioritária pelo gestor. É claro que captar novos consumidores é importante, mas manter seu público fidelizado traz resultados ainda mais relevantes. Clientes satisfeitos geram novas vendas – e novos clientes.
A partir daí, mapear os consumidores mais assíduos e lucrativos e traçar ações de fidelização são os próximos passos. Investir em um diferencial é um dos caminhos possíveis (o diferencial de um negócio pode ser um atendimento excelente e personalizado, por exemplo).
Oferecer vantagens, brindes e promoções especiais, além de fortalecer o contato com o público via e-mail e redes sociais são outras estratégias. O mais importante é valorizar os consumidores que confiam no seu negócio e seguir reforçando esta confiança.
A tecnologia é aliada do sucesso
Sei bem como é: a gestão de vendas lida com um sem número de relatórios, cadastros, pedidos, receitas, orçamentos e comissões. Para otimizar a organização e possibilitar um controle mais preciso e ágil dos números, além de facilitar o planejamento de novas empreitadas, a tecnologia é uma aliada de mão cheia.
Se você ainda não conta com este apoio, considere investir em um sistema de gestão, aumentando sua produtividade e minimizando os erros a zero.
Capriche na previsão de vendas
De forma resumida: planeje, planeje e planeje. Ser capaz de traçar panoramas futuros e entender o que está em jogo para os próximos tempos é fundamental para a gestão de todo e qualquer setor.
O capricho na previsão de vendas vai permitir que você tenha uma visão precisa do andamento dos negócios, programe investimentos, antecipe tendências de mercado e planeje estratégias mais lucrativas e eficazes de acordo com a realidade da empresa.
E aí, gostou das minhas dicas? Você lança mão de quais medidas no seu negócio para incrementar a gestão de vendas? Compartilhe sua experiência comigo e vamos juntos trocar ideias enriquecedoras!
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