Customização
Os serviços de customização seguem um princípio parecido com o dos negócios de conserto. No lugar de comprar produtos de alto valor agregado, os brasileiros estão optando por adquirir itens mais básicos e, então, contratar uma customização. Com isso, é possível obter um resultado parecido ao original ou mais exclusivo sem gastar muito.
É o caso de estamparias de camisetas, por exemplo. “São negócios que agregam serviços e podem dar personalização aos produtos. As pessoas têm procurado muito dar a cara delas e um propósito ao que compram. É uma ferramenta mercadológica muito intensa”, analisa Bonomo, do Ibmec/MG.
Educação com tecnologia
Não é de hoje que o ensino precisa procurar formas mais lúdicas de transmitir o conhecimento. Com a tecnologia, essa meta torna-se mais palpável: cada vez mais startups têm gerado soluções que permitem, por exemplo, uma maior interação entre docentes e estudantes e o acesso ao conteúdo em múltiplas plataformas.
Rondani ressalta que essa valorização de novos processos educacionais é notada também no universo profissional: negócios que têm como meta fazer os funcionários serem mais produtivos atraem muita atenção das grandes corporações. Especialmente no Brasil, onde ainda é preciso dar um salto de eficiência.
Seu negócio pode oferecer cursos e workshops focados em criatividade e empreendedorismo, por exemplo, com o objetivo de os funcionários continuarem relevantes em suas profissões – ou até reformularem suas funções.
O ensino de conceitos de programação e dos softwares usados em cada empresa também é uma tendência. Outros conceitos em alta são a criação de redes virtuais de aprendizado e a gamificação de conteúdos.
http://exame.abril.com.br/pme/ideias-de-negocio-que-tem-tudo-para-dar-certo-em-2017/
Nenhum comentário:
Postar um comentário