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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

COMO CRIAR UM AMBIENTE MAIS ATRATIVO AOS CLIENTES.

COMO CRIAR UM AMBIENTE MAIS ATRATIVO AOS CLIENTES.

Se antes o fator de decisão de compra era pautado quase que unicamente pelo preço, hoje a loja precisa de atrativos diferenciais dentro de um ambiente altamente competitivo. Isso porque, grande parte das pessoas compra pelo impulso gerado pela visão do conjunto “produto/meio de exposição”, tornando fundamental criar um ambiente que passe a identidade da marca ou dos produtos vendidos e criar a necessidade de compra para os clientes.
Para chamar a atenção precisamos evidenciar: a iluminação, que valoriza as cores e formas; o layout (arranjo físico da loja) e a vitrina, que se constitui no verdadeiro cartão de visitas da loja.
A vitrina precisa fazer parte do planejamento da loja, pois é a ferramenta de comunicação imediata e pode ser obtida com boa relação de custo/benefício. É ela que vai produzir o primeiro impacto no cliente passante, chegando a gerar até 80% das vendas diretas. Portanto, se não for bem projetada, sem excessos, pode manter o estabelecimento comercial no quase anonimato.
Stand Loja Hope Foto: Divulgação
Stand Loja Hope
Foto: Divulgação
Quanto à disposição do espaço, deve-se priorizar a área de circulação e a visualização, considerando inclusive o fator acessibilidade. Neste caso evite móveis em excesso, buscando criar uma atmosfera confortável e aconchegante como uma residência, utilizando menos balcões, pois estes criam barreiras físicas e psicológicas entre o vendedor e cliente.
Outro aspecto que precisamos dar atenção é a organização. De nada adianta ter roupas, sapatos ou doces maravilhosos se não conseguimos focar o olhar em um de cada vez. A desorganização deixa o cliente desconfortável e faz com que ele não consiga decidir o que deseja, ou até que não se encante por nenhum produto.
Corner masculino da loja The Beauty Box Foto: Divulgação
Corner masculino da loja The Beauty Box
Foto: Divulgação
Para organizar as prateleiras precisamos inicialmente que tudo esteja limpo e impecável. Araras e varões em alturas confortáveis e organizados levando-se em consideração a combinação de cores e dando destaque para os principais produtos.
Concluindo, o projeto da loja considerando todos os espaços deve construir uma identidade para atrair o tipo certo de consumidor, pois cabe ao espaço físico envolver e conquistar os clientes.
OUTRAS DICAS ÚTEIS
Organização de prateleiras:
Mantenha as prateleiras cheias e com os principais produtos bem visíveis.
  • Deixe tudo muito limpo e impecável.
  • Em lojas de vestuário atente para a combinação de cores.
  • Coloque varões ou araras em altura confortável para o cliente.
  • Use adequadamente a iluminação, no fundo ou em cima.
  • Opte por equipamentos e móveis ajustáveis.
  • Quando a loja utilizar o sistema self service, deixe os preços bem visíveis.
Organização do interior:
  • Ambientação com jeito de residência faz o cliente se sentir mais à vontade.
  • Utilize elementos versáteis e móveis.
  • Sempre que possível descarte os balcões, pois eles criam uma barreira entre o cliente e o vendedor.
  • Crie pontos focais na área de exposição para destacar a importância de um produto ou mix. Em lojas de roupas, por exemplo, deve-se mostrar como ficam peças combinadas. Em lojas de alimentos, é preciso reunir itens principais e complementares
  • .https://interioresinteressantes.wordpress.com

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