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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como implantar o home office em sua empresa


Tendência mundial, o uso de home office tem crescido no Brasil. Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, 44% dos diretores de RH no País afirmam ter aderido à prática nos últimos três anos. No cenário internacional, o índice é de 29%.

Estudos e especialistas apontam diversos benefícios em adotar o método, como:

1. Redução de custos 
O home office é capaz de provocar uma economia de, em média, 11 mil dólares por ano por funcionário, segundo cálculo da consultoria americana Global Workplace Analytics.

2. Atração e retenção de talentos 
Geração Y ou do Milênio está buscando cada vez mais trabalhar numa organização que ofereça horários flexíveis. O estudo global da consultoria PWC apontou que 64% dos integrantes dessa geração escolheriam trabalhar em casa.

3. Aumento da produtividade 
De acordo com a consultoria americana Global Workplace Analytics, em média, há um aumento de 20% da produtividade do colaborador que faz parte de programas de home office.

4. Qualidade de vida dos colaboradores 
Quem não gostaria de passar menos tempo dentro do carro no trânsito e mais com a família?

Pensando em ajudar o empreendedor e seus colaboradores a implementar um programa de home office em sua empresa com sucesso, preparamos um guia com os passos indicados pelo especialista na área e autor do livro Trabalho Portátil, André Brik. Confira:

1. Diagnóstico 
Analisar aspectos legais, necessidades e objetivos do programa de home office em sua empresa.

2. Selecionar participantes 
A dica é selecionar as pessoas que tenham o perfil de trabalhar em home office ou que desejam participar do programa. Apesar disso, Brik afirma que não há um perfil muito bem definido: 'quem trabalha bem na empresa trabalha bem em qualquer lugar.'

3. Analisar os ambientes de trabalho remoto
Muitas empresas realizam treinamentos ou palestras com a família do colaborador, a fim de que as dinâmicas do trabalho e da casa não sejam afetadas. 

4. Analisar o perfil dos gestores
Todos os seus gestores saberiam lidar com um programa de home office em suas equipes? 

5. Implementar as ferramentas de gestão e comunicação remota 
Diversas ferramentas são adotadas a fim de tentar evitar que o funcionário realize hora extra, por exemplo, celulares e computadores que não funcionam fora do horário do expediente. 

6. Planejar características do programa
Como será feita a gestão das equipes? Como será realizada a comunicação entre os integrantes e com que frequência? 

7. Redação de documentos 
Segundo Brik, muitas empresas redigem manuais com as diretrizes do programa. É importante que elas estejam registradas. 

8. Capacitação e engajamento dos envolvidos 
Reflita sobre como a empresa pretende continuar capacitando e promovendo o engajamento dos participantes do programa. 

9. Lançamento do programa e ajustes
De acordo com o especialista, o ideal é começar com um programa piloto. 

'É importante estar ciente de que a avaliação de resultados, por exemplo, deverá ser focada no resultado e não no processo do colaborador.' André Brik alerta para pontos de atenção na adoção de um programa de home office: 'é importante que o funcionário tenha a colaboração da família e muita disciplina para saber controlar as distrações ao trabalhar em casa.

'https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/guia-como-implantar-o-home-office-em-sua-empresa.html

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