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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mobilidade ajuda a transformar perfil de vendedores - uma realidade ainda distante de muitos


A mobilidade está mudando a cara do varejo brasileiro. Nos últimos cinco anos, os consumidores adotaram hábitos que não tinham, como o de entrar em uma loja, fotografar o produto que desejam comprar e enviar para um amigo ou familiar para ver o que eles acham da compra.

Isso sem falar na pesquisa de preços. Antes, as empresas colocavam o valor que queriam. Hoje, não adianta ter o seu preço razoável em relação as outras marcas, porque, em um clique, é possível ver uma imensidão de outras opções mais interessantes. "O varejo mundial vive uma mudança drástica, resultado de uma associação entre os dispositivos móveis e as redes sociais. Como consumidores, isso nos dá uma capacidade e facilidade que nunca tivemos", comenta o executivo para varejo da consultoria da IBM Brasil, Alejandro Padron.

Em parceria com a Apple, a IBM tem trabalhado em uma série de aplicativos para apoiar as empresas a se relacionarem com os clientes de forma móvel. Um deles é o Sales Assist, um assistente de vendas que oferece aos vendedores informações sobre os compradores, que podem ser consultadas por meio de um tablet.

Pelo aplicativo, a vendedora consegue oferecer produtos de acordo com o perfil de cada pessoa e acessar o estoque em tempo real para ver se tem o número e a cor do vestido de preferência da consumidora. É possível até mesmo identificar se ela prefere ver sozinha as roupas ou se gosta de ter a assistência - tudo com base em experiências anteriores de compras.

A ideia é potencializar a eficiência dos funcionário e ajudar o varejista a dar um atendimento melhor sem aumentar os custos. Para isso ser possível, não existe segredo: é preciso colocar na mão desses profissionais a informação. Isso envolve acesso ao estoque, preço dos produtos e sistema que informe se um determinado cliente é VIP - e que, por isso, receberá um desconto especial.

Oferecer isso tudo de forma imediata, por meio de tablet, aumenta a produtividade e torna o processo mais de venda? assertivo, pois o vendedor conseguirá ofertar produtos sabendo previamente qual é o perfil do comprador. Se a pessoa chegar na loja e informar que irá receber amigos para jantar, ele orientará sobre a bebida para comprar e os petiscos em promoção. "O futuro no varejo é que o vendedor se torne um curador", acredita Padron.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=193413

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