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terça-feira, 14 de março de 2017

Espaço - empreendedor

 Sempre verifique a veracidade das informações antes de fechar qualquer transação.

Alugo apartamento no Rio de Janeiro, pertinho do Barra Shoppping,
no melhor ponto da Freguesia Jacarepaguá (área super valorizada,
bem em frente ao Rio Shoppping, basta atravesar a rua,
com tudo por perto, tem as vantagens de morar perto da Barra, porém
com a grande comodidade de poder fazer tudo a pé
sem precisar de carro).

Além desse tenho outros (Copacabana, Flamengo, Petrópolis) que
alugo fixo ou por temporada também.

Este Imóvel possui:

Salão enorme
+ Lindíssima Vista Verde Indevassável
+ Cozinha Enorme com Área de Serviço
+ 2 quartos sociais (sendo uma master suite)
+ banheiros sociais
+ suite extra (de empregada ou reversível, totalizando 3 qts/3 banhos)
+ Varanda
+ Garagem

Além disso ainda você dispões de:

piscinas
+ academia
+ quadra esportiva
+ saunas
+ 3 salões de jogos (infantil, adolescente, adulto)
+ parquinho
+ churrasqueiras
+ salão de festas
+ porteiros 24h
+ edifício de luxo (padrão 5 estrelas)

Recém-reformado.

Estudo aceitar fiador ou seguro-fiança ou caução (depósito).

O aluguel é baratinho, só R$ 1.500,00.
O conndomínio é barato, considerando tudo o que o prédio oferece,
até academia de graça tem, sai em média a R$ 990, o IPTU é por volta
de R$ 50,00.

Você pode ver as belíssimas fotos do apartamento no meu blog
(clique no apartamento 7). O endereço do blog está neste e-mail
abaixo da assinatura.

Agradeço antecipadamente a atenção e coloco-me a sua disposição,

Débora
www.CopacabanaAgora.blogspot.com

segunda-feira, 13 de março de 2017

Resolução de Problemas: como treinar um time orientado a soluções

Enxergando a necessidade de uma reciclagem do time mais jovem, Paula Crespi propôs aos analistas de Atendimento, Marketing e Produto uma série de treinamentos que poderiam ser aplicados pelas lideranças. Ela levou algumas sugestões de temas para os funcionários e fez uma votação. Os próprios analistas decidiram quais eram os treinamentos mais necessários para desempenharem bem o seu papel: o de feedback para a evolução individual e o de problem solving — resolução de problemas.

Mas se você imagina que os treinamentos da sua empresa precisam de uma apresentação estruturada, com Power Point e storytelling definidos, o exemplo do GuiaBolso está aí para provar que eles podem ser simples, eficientes e baratos. Com uma lousa e todo conhecimento de Alice Iglesias — head de engajamento na época — os analistas passaram quatro dias trabalhando em conjunto para solucionar desafios reais das áreas, a partir da metodologia ensinada. Eles mesmos levavam os problemas e saiam de lá com o dever de casa para desenvolver até o próximo dia.
O que começou em apenas três áreas cresceu e chegou na empresa toda. Hoje, o treinamento é aberto para todo mundo e foi desenvolvido com a ajuda da Ventus Learning, especializada em programas de capacitação para times de alta performance. Apesar de ser opcional para o time de desenvolvedores, e já existem planos de inclui-lo como etapa fundamental do processo de onboarding dos novos funcionários — assim com o treinamento de feedback.

Por ser um treinamento bem mão na massa, os resultados apareceram logo. Um dos melhores exemplos é da analista de engajamento Victoria Giroto, que participou da primeira turma em 2016. Ela tinha o desafio de aumentar o engajamento do novo usuário, aquele que tinha acabado de entrar, para que continuasse acessando o aplicativo depois. Usando as técnicas de problem solving, Victoria analisou todos os serviços oferecidos pelo app e percebeu que quem usava mais um desses serviços — o de categorizar uma transação financeira para saber com o que você tem gastado seu dinheiro — era muito mais engajado do que quem usava os outros. Com essa informação descoberta, ela foi conversar com o time de Produto.

Lá, encontraram juntos uma solução de onboarding para novos usuários.
Quando alguém entrava pela primeira vez no GuiaBolso, recebia a seguinte mensagem: “Hey, sabia que você pode categorizar uma transação?” E assim o usuário era guiado até esse serviço. O experimento no aplicativo IOS chegou a aumentar em 30% o número de usuários retornantes (uma métrica de mercado conhecida como D+1). Hipótese validada e um exemplo prático de como a metodologia pode ajudar a solucionar problemas reais.

Mas, como funciona o treinamento?

A abordagem de resolução de problemas difíceis muda de acordo com o objetivo inicial. No caso do GuiaBolso, eles precisavam encontrar maneiras rápidas de identificar um problema e propor soluções, colocando a autonomia na mão das pessoas.
De um jeito mais simples, o que o método propõe é quebrar um grande problema em partes menores. Cada parte é estruturada dentro de uma árvore de problemas com os maiores no topo. A cada nível da árvore, são adicionados elementos táticos e mais específicos que serão analisados. A análise é conduzida a partir da busca por fatos e dados, que chegam na hipótese que tem maior potencial de solucionar o problema. Assim, com a possível solução encontrada, é feita uma síntese do processo que levou até ela e uma recomendação — a maneira como essa pessoa vai contar para o time a solução que encontrou.
Resolução de Problemas 4 passos para empreendedores
No final desse exercício, você precisa ser capaz de responder três perguntas:
- Qual é o problema
- Qual é a solução
- Quais as razões que te levaram a chegar nessa solução

1) Definindo o problema

Apesar de prático, o problema deve inspirar as pessoas que vão gastar tempo e energia em busca da solução. Às vezes, uma escolha de palavras pode definir o entusiasmo com que seu time abraça um novo desafio:
Resolução de Problemas
Além disso, se ele for muito genérico, sem determinar métricas e tempo de execução, ninguém saberá, ao final, se o objetivo foi atingido e o problema resolvido. Para isso, a abordagem SMART funciona para validar se o problema está bem definido.
Método SMART de resolução de problemas e Objetivos
Se você já tem um problema em mente que gostaria de trabalhar, passe pelo teste do SMART. Se ele responder às cinco letras, está pronto para seguir para a próxima fase. Além disso, o GuiaBolso utiliza uma ferramenta com uma série de perguntas que formatam o problema, antes de partir para a análise.
Descrição do Problema - Resolução de Problemas
Na prática, o que poderia começar com:
Como podemos atingir a meta de aquisição de novos clientes neste ano?
Se transforma em algo como:
Como podemos adquirir 200 mil novos clientes até dezembro de 2017, otimizando o funil de vendas, sem aumento significativo de investimento pago em mídia e publicidade?

2) Estruturando o problema

Aqui vai uma pergunta: Como você faria para comer um elefante?
Parece esquisito, né?
Mas, a resposta é simples. uma mordida de cada vez. Ninguém ousaria comer um elefante em uma mordida só.
Para os problemas complexos também funciona assim: em vez de lidar com a questão inteira, o ideal é dividi-la no máximo de pedaços que você puder e, assim, analisar cada um separadamente. Você parte do problema inicial e segue com sub-perguntas, adicionando novas camadas no formato de uma árvore de problemas.
Árvore de Problemas
Para funcionar, vale seguir algumas dicas de quem já vem montando árvores lógicas há bastante tempo:
1. Faça logo uma primeira versão. Pode haver uma tendência a gastar muito tempo tentando montar a árvore perfeita. Há mais de uma boa solução de árvore lógica para cada problema. Assim, você chega a uma resposta melhor mais rápido. Avance rapidamente e experimente diferentes maneiras de montar a árvore para entender melhor o problema;

2. Mantenha simples e ajuste depois: árvores mudam a medida que mais fatos são revelados ;

3. Busque novas perspectivas: sessões de discussão de hipóteses canalizam a criatividade de todos e tendem a trazer melhores respostas, além de serem mais divertidas . Experimente uma versão do ponto de vista do CFO e outra do estagiário e veja como elas podem ser diferentes.

4. Dê um passo de cada vez. Às vezes, é mais fácil pensar em subquestões e análises e depois agrupá-las, em vez de trabalhar linearmente; diferentes árvores podem trazer novas perspectivas ao problema . Se estiver muito difícil pular para o segundo nível, faça o caminho inverso das questões táticas para as estratégicas.
Se você realizar esse exercício, vai se deparar com pelo menos 20 perguntas diferentes que, se respondidas, podem impactar na solução do problema que você está investigando. Mas, em meio a tantos caminhos, como priorizar aquele que vai te trazer o maior retorno?
Comece eliminando as questões que não são tão essenciais para a resolução do problema.
Resolução de Problemas
Lembra da história do elefante? Então, chegou a hora de escolher por qual pedaço da árvore você vai começar a digerir o problema. Escolha uma das sub-perguntas e trabalhe as hipóteses relacionadas para chegar mais perto das soluções possíveis. Pode ser que você tenha tempo de fazer um exercício para cada sub-pergunta, mas na prática a própria visão da árvore vai te indicar qual pedaço vale mais a pena investigar a fundo porque tem potencial de grande impacto.
A ideia é que você encontre o maior número de hipóteses para trabalhar em cima dessa pergunta que você escolheu. Quanto mais exaustivo for o exercício, maior é a possibilidade de você ter encontrado no meio de tantas ideias, uma que vai ter maior impacto na solução do seu problema.
Mas, como saber qual dessas hipóteses merece uma aposta? Use a Matriz de Priorização.
Matriz de Priorização
Para a árvore de hipóteses ser útil, é preciso desenvolver nos funcionários o pensamento top-down. Isso significa que a solução do problema começa no topo, no que é mais estratégico e não tático. A principal diferença é que assim o direcionamento será dado a partir da definição das questões mais importantes e não dos detalhes de um fato isolado.

3) Desenvolvendo as análises

Definida a pergunta com a qual você vai trabalhar, chegou a hora de coletar os fatos e dados que vão te ajudar a chegar nas hipóteses. Nessa hora, a imparcialidade é fundamental para que os dados sejam a bússola e não digam apenas aquilo que você quer ouvir. Para isso, é importante manter a visão maior da pergunta que o guia, ao mesmo tempo em que você mergulha no que é mais específico para entender a relação entre os dados que você analisa e a hipótese principal.
Lembra da história da Victoria, analista do GuiaBolso, que precisava aumentar a taxa de engajamento dos novos usuários no aplicativo? Então, nesse momento de análise ela foi estudar quais serviços, dentre todos oferecidos, tinham taxa maior de usuários engajados. E, a partir daí, descobriu que o item de categorizar transações era o que mais engajava as pessoas a usarem de novo o aplicativo.

4) Sintetizando e criando a recomendação

Enquanto os dados representam as informações mais cruas, a síntese é uma versão explicada que responde a pergunta: então, o que? O que eu faço com essa informação? Está aí a parte mais importante do processo.

A síntese faz mais do que condensar a informação analisada. Ela ressalta os elementos em comum entre os fatos, mas trazendo implicações dos fatos e aprendizados – um insight, que vai levar à descoberta de uma solução.

O mais importante é que o processo de resolução do problema não acaba quando se descobre a melhor solução disponível. De nada adianta um insight que não é comunicado para o time. Por isso, estruturar a recomendação é a etapa final.

Ao fazer uma recomendação, a estrutura é bastante simples. Você explica o problema, apresenta a solução encontrada e desdobra quais foram as razões que te levaram a chegar nessa solução. No caso do GuiaBolso, o exercício de síntese era tão preciso que o time tinha apenas dois minutos para explicar ao CEO da empresa, no elevador, o que está acontecendo, quais são as recomendações e o que ele faria para solucionar o problema. E no caso da sua empresa, o jeito como você comunica as soluções encontradas para o seu time de lideranças também pode seguir esse modelo, sem slides de Power Point muito extensos.

A mudança de mentalidade aqui está no hábito das pessoas de começarem relatando uma situação, com sua opinião vinculada, para depois chegar ao problema e, por fim, à solução.


Agora, é comum ouvir por entre os corredores do GuiaBolso alguém dizer: Para resolver esse problema, vamos fazer uma árvore? Mesmo que algumas pessoas mais analíticas tenham mais facilidade do que outras, é uma ferramenta transversal que pode ser aplicada para qualquer problema complexo que algum deles venha a enfrentar um dia.

https://endeavor.org.br/resolucao-de-problemas-como-treinar-um-time-orientado-solucoes/

Networking - ON LINE - trocando informações para vencermos a crise.

Bom Dia!

Vivemos em tempos de crise, hoje mais do que nunca precisamos de união para vencermos o maremoto em que estamos mergulhados.

Todavia é necessário que cada um contribua para o bem estar coletivo, pois só assim todos vão ganhar. Com isso em mente pensei...

Estou disposto a dar a minha parcela de contribuição aos pequenos empreendedores, e convoco a todos micros e pequenos empreendedores e aqueles que pretendem empreender a nos juntarmos e formarmos um grupo para estudos dos principais problemas enfrentados na captação de novos clientes, na manutenção dos já existentes, e como podemos fidelizar clientes, etc..

De que forma isso aconteceria? pensei em formamos um grupo no WhatsApp com o objetivo de tirarmos dúvidas, contarmos casos de sucessos e darmos sugestões de como melhorar a lucratividade, o atendimento, e buscarmos soluções  para cada caso. (estando o grupo formado marcaríamos um dia e horário melhor para todos para abrirmos os estudos)

Cada participante do grupo contaria a sua história, suas dúvidas e quem já tivesse vivenciado uma situação semelhante contaria a solução apresentada, assim juntos buscaríamos soluções.

Além das informações coletadas na prática por cada empreendedor eu também contribuiria com a minha ajuda com a consultoria.

Esta pode não ser a melhor proposta a melhor sugestão, todavia acredito que estaremos contribuindo, fazendo a nossa parte para um bem coletivo onde todos podem lucrar.

Quem estiver disposto a engajar neste empreendimento favor me contatar por e-mail para que possamos traçar as etapas do projeto.

jlcconsultoria07@gmail.com

sexta-feira, 10 de março de 2017

As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco central deste artigo. Se você tem responsabilidade sobre alguma empresa (nem que ela seja somente você), sabe muito bem a importância dos clientes. São eles: a razão de existência do negocio, quem traz o dinheiro e, ainda, a melhor fonte de divulgação. Henry Ford já havia muito bem colocado: “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”

Pois bem, como responsável por uma pequena empresa, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes.  É isso que faz o seu negócio girar. Atrair, reter, atrair, reter…Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade. Óbvio. Caso contrário, esse ciclo – atrair e reter – se quebra. Então se você ainda não confia o suficiente no seu serviço/produto nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles poucos que ainda restam!
Agora se você está procurando novos clientes, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade, um novo concorrente apareceu, precisa vender/preencher horários em ocasiões mais “calmas” e outros motivos nobres; iremos ajudá-lo.

mamao

Provavelmente você está pagando por alguma forma de publicidade, quer seja em uma fachada nova, em um jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas ou parcerias com outras lojas perto de você. Provavelmente, também, já tem ou busca uma presença online mais forte (site, ads no google, redes sociais…). Mas você sabe a melhor opção? Será que você está investindo nas “armas” certas? Será que está desperdiçando dinheiro ou perdendo alguma oportunidade? A resposta para essas questões começa pelo Plano de Marketing. (Relaxa, qualquer um pode fazer e não toma muito tempo).
Realmente deve ser muito difícil ter tempo e calma para pensar, executar e se dedicar a esse importante assunto enquanto você tem outras milhares de responsabilidades e tarefas urgentes. Por isso, decidimos dividir um plano simples e que possa lhe ajudar. Baseado no consagrado livro que ajuda pequenas empresas do mundo inteiro à serem mais enxutas e efetivas na divulgação de seu negócio, o “Marketing de Guerrilha” de Jay Conrad siga abaixo as dicas de como se fazer um bom plano de marketing para atrair clientes.

Siga os sete elementos essenciais de um plano de marketing e reúna-os de forma concisa em um parágrafo. Isto mesmo; nada mais do que isso. Este parágrafo será seu guia. E não precisa definir todos os detalhes (você não tem tempo e irá acabar se perdendo). “O plano começa com o objetivo do marketing – isto é, começa com resultado final e com aqueles que vão contribuir para ele: o público alvo. Então, enumeram-se as ferramentas de marketing. Depois vem a declaração de posicionamento, que explica o que o produto e a empresa representam – por que a oferta tem valor e deve ser comprada. A identidade vem a seguir. E os custos do marketing embrulham tudo.”

1. OBJETIVO DO MARKETING
Antes de mais nada defina a decisão física que você quer que seu cliente em potencial tome, como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, fazer test drive.

2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO
Sua vantagem competitiva e seus benefícios.

3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S)
Pra quem você quer vender ou falar. Quem são eles: características  desejos, onde estão, hábitos…

4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR
Olha para o seu mercado-alvo. Agora pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho…) e quando(almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro…) você poderia falar com eles. Agora junte tudo e pense como atingi-los (as armas)

5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA
Quando este cliente vê você o que ele deve pensar? Que você  tem preço bom? Entende do assunto mais que ninguém? É honesto?

6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

7. SEU ORÇAMENTO
Que deve ser expresso como um percentual de receita bruta ou apenas o budget (quantia de dinheiro disponível) para um determinado tempo.

RESULTADO
O resultado final deve ser algo parecido com:
“O objetivo do marketing da SALAOdeBELEZAs/a é atrair novos clientes para nosso estabelecimento nos horários mais vazios. Isso será alcançado reforçando a qualidade dos nossos serviços, produtos e profissionais; informando a nossa localização e opções de contato e informando os horários onde existem condições especiais. O mercado-alvo será as mães e alunas da escola mais perto e profissionais que trabalham nos bairros a cerca que estarão disponíveis nesses horários promocionais. As ferramentas de marketing que serão usadas vão incluir uma combinação de circulares em sinais antes e depois da aula, panfletos nos endereços comerciais, anúncios em murais da região e parceria com restaurantes e lanchonetes. A empresa se posicionará como a oportunidade de serviço beleza de alto nível com preços inacreditáveis em horários incomuns. A identidade será reforçada com o atendimento no alto padrão e atenção com o intuito de torná-las clientes normais que frequentem o salão em outros horários. 5% do faturamento será gasto nos próximos 3 meses.”

quarta-feira, 8 de março de 2017

Cooperativa de consultoria ON LINE - trocando informações para vencermos a crise.

Bom Dia!

Vivemos em tempos de crise, hoje mais do que nunca precisamos de união para vencermos o maremoto em que estamos mergulhados.

Todavia é necessário que cada um contribua para o bem estar coletivo, pois só assim todos vão ganhar. Com isso em mente pensei...

Estou disposto a dar a minha parcela de contribuição aos pequenos empreendedores, e convoco a todos micros e pequenos empreendedores e aqueles que pretendem empreender a nos juntarmos e formarmos um grupo para estudos dos principais problemas enfrentados na captação de novos clientes, na manutenção dos já existentes, e como podemos fidelizar clientes, etc..

De que forma isso aconteceria? pensei em formamos um grupo no WhatsApp com o objetivo de tirarmos dúvidas, contarmos casos de sucessos e darmos sugestões de como melhorar a lucratividade, o atendimento, e buscarmos soluções  para cada caso. (estando o grupo formado marcaríamos um dia e horário melhor para todos para abrirmos os estudos)

Cada participante do grupo contaria a sua história, suas dúvidas e quem já tivesse vivenciado uma situação semelhante contaria a solução apresentada, assim juntos buscaríamos soluções.

Além das informações coletadas na prática por cada empreendedor eu também contribuiria com a minha ajuda com a consultoria.

Esta pode não ser a melhor proposta a melhor sugestão, todavia acredito que estaremos contribuindo, fazendo a nossa parte para um bem coletivo onde todos podem lucrar.

Quem estiver disposto a engajar neste empreendimento favor me contatar por e-mail para que possamos traçar as etapas do projeto.

jlcconsultoria07@gmail.com


Confira os 12 erros mais comuns cometidos na Declaração do IR

Para 2017, a Receita Federal estima receber a declaração de aproximadamente 28 milhões de contribuintes. De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, todos os anos cerca de 30% das declarações entregues são retidas na malha fina do Fisco, e estas apresentam deslizes insignificantes que ocorrem durante o preenchimento do formulário, como erros de digitação e omissão de valores.
Ainda segundo Arrighi, a pressa também é uma das grandes vilãs, já que o contribuinte que deixa para entregar a declaração de última hora tende a inserir as informações do documento com menos cautela, e alguns detalhes importantes acabam passando despercebidos. “É sempre melhor, além de mais prudente, preencher a declaração com antecedência e sempre que possível com a assessoria de um profissional especializado que orientará o contribunte de forma correta”, explica o diretor da Fradema.
Para facilitar a vida daqueles que neste ano deverão entregar a declaração do Imposto de Renda, a Fradema Consultores Tributários disponibiliza uma lista com os 12 erros mais frequentes no documento. Confira:
1 – Digitar o ponto (.), em vez de vírgula (,), considerando que o programa gerador da declaração não considera o ponto como separador de centavos.
2 – Não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos, como por exemplo: salários, pró-labores, proventos de aposentadoria, aluguéis etc.
3 – Não declarar o rendimento tributável recebido pelo outro cônjuge, quando a opção for pela declaração em conjunto.
4 – Declarar o somatório do Imposto de Renda Retido na Fonte descontado do 13º salário, ao Imposto de Renda Retido na Fonte descontado dos rendimentos tributáveis e descontar integralmente este somatório do imposto devido apurado.
5 – Declarar o resultado da subtração entre os rendimentos tributáveis e os rendimentos isentos e não tributáveis, ambos informados no comprovante de rendimentos fornecidos pela fonte pagadora (empresa).
6 – Declarar prêmios de loterias e de planos de capitalização na ficha “Rendimentos Tributáveis”, considerando que esses prêmios devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.
7 - Declarar planos de previdência complementar na modalidade VGBL como dedutíveis, quando a legislação só permite dedução de planos de previdência complementar na modalidade PGBL e limitadas em 12% do rendimento tributável declarado.
8 – Declarar doações a entidades assistenciais, quando a legislação só permite doações efetuadas diretamente aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e limitadas em até 6% do imposto devido.
9 - Declarar Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, como Rendimentos Tributáveis, como por exemplo o 13º salário.
10 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Capital quando são alienados bens e direitos.
11 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Renda Variável quando o contribuinte opera em bolsa de valores.
12 – Declarar despesas com planos de saúde de dependentes não relacionados na declaração do IR.
Clozel Comunicação gabriella.torres@clozel.com.br

segunda-feira, 6 de março de 2017

Tenha a consultoria como seu diferencial

Manter o faturamento em tempos de crise, é realmente um desafio que muitos enfrentam, mas estes obstáculos podem ser superados com uma gestão eficiente dos seus clientes e com um diferencial.


Costumo dizer que : o diferencial faz a diferença - mas como conseguir um diferencial sem muito custo?



Como manter um bom relacionamento com o cliente, percebendo oque realmente é valor para ele?



Por que é importante manter um bom controle financeiro?



Como treinar seus funcionários para que eles façam a diferença?



Entre em contato conosco - consultoria On-Line ou presencial.


jlcconsultoria07@gmail.com

Estratégias para encarar os concorrentes que incomodam

Você abriu sua loja, fez o planejamento, contratou funcionários e está pronto para fazer uma gestão eficiente. Tem tudo para dar certo. Mas aí, do outro lado da rua, é inaugurada uma loja no mesmo segmento da sua. “Normal”, você pensa, “todo mercado tem seus concorrentes”, e você tem toda a razão.
O problema é que, se você vende por 10 reais, o rival vende por 8 reais. Aí, você abaixa para 7 reais e ele muda para 5 reais assim que descobre. Neste exato momento, você está com a caneta na mão (ou a seta no mouse) para colocar 4,90 reais... 

Como o meu concorrente chega a este preço?

Você já deve ter se perguntado isso quando viu seu concorrente baixando preços sem parar. E essa pergunta tem várias respostas.
A primeira é a habilidade dele como empreendedor. Se o seu concorrente for muito bom, talvez ele tenha conseguido encontrar maneiras de baratear o custo do produto e ter uma boa margem de lucro, mesmo vendendo mais barato. E isso pode acontecer porque ele encontrou algum fornecedor que vende por preço menor ou por ter comprado um volume maior (ou muito mais coisas) do mesmo fornecedor. 
A outra possibilidade é ele estar realmente sacrificando o lucro. Aí, das duas, uma: ele pode estar investindo em uma estratégia agressiva para ganhar mercado ou pode ser alguém que simplesmente quer sempre ganhar no preço sem pensar nas consequências (um erro de amador, aliás). Aí, você pode ficar com a impressão de que a conta não fecha porque ela não fecha mesmo – ele simplesmente não está fazendo o cálculo.
Pode ser que o concorrente não esteja considerando como despesas da loja virtual a eletricidade e a conexão com a internet ou a folha de pagamento e, por isso, ele acha que o preço de venda está pagando as despesas.
Neste caso, a recomendação dos consultores do Impulso é: dê corda para ele se enforcar. “Uma hora esse cara vai quebrar. E, se você não tomar cuidado e ficar baixando seus preços para acompanhar, você vai junto”, alerta Ramos.  
Agora que você já sabe que simplesmente baixar o preço a torto e a direito nunca é a melhor opção, confira algumas táticas eficientes e menos arriscadas para encarar a concorrência.

Conheça sua margem

Antes de alterar o preço de qualquer item, você precisa entender quanto ele te oferece de lucro. O fundamental, aqui, é colocar todos os custos na ponta do lápis.
Talvez você ache que o seu preço está te dando lucro quando, na verdade, você está perdendo dinheiro. Por isso é fundamental colocar na ponta do lápis todos os gastos sobre o produto e descobrir qual é a margem de contribuição de cada item vendido. Só assim você consegue mexer nos seus preços com segurança. Não se esqueça de que a Curva ABC é um método prático para definir quais são os produtos estratégicos e pode ajudar nesse processo. 
Potencialize o mix de produtos
Imagine que você tem uma loja de música. Talvez você tenha um preço imbatível em guitarras, por exemplo. Mas será que isso resolve os problemas do cliente? Por essa razão, é importante pensar no mix de produtos. Na sua loja de música, se você conseguir bons preços nos amplificadores, cabos, correias, cases etc., isso pode ser o argumento final para o cliente parar de pesquisar e comprar tudo na sua loja (começando pela guitarra).
Pesquise e negocie
Se o concorrente está cobrando menos porque compra mais barato, então você precisa melhorar sua relação com seu fornecedor. Procurar outros fornecedores e saber negociar valores com eles é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor. Aproveite para ver este post cheio de dicas para melhorar suas habilidades de negociação com os fornecedores. Sendo criativo, você pode conseguir preços melhores não só na compra da mercadoria, mas na hora de conseguir um frete mais barato e embalagem adequada.
Faça uma matriz SWOT
Lembra dela? Já vimos como fazer uma matriz SWOT aqui, mas vamos relembrar. Ela é um esquema em que o empreendedor identifica os pontos fortes e fracos da empresa e também as oportunidades e ameaças do mercado. Descobrir esses aspectos significa pesquisar a fundo seu negócio e a área na qual você está atuando. 
Concorrentes, naturalmente, entram como ameaças, mas uma das características da análise da matriz SWOT é não apenas diagnosticar os fatores, mas também ficar esperto com os pontos fracos e olhar as ameaças para tentar transformá-las em oportunidades.
Como você pode fazer isso com seu concorrente? Primeiro estude bem as características dele para discriminar na sua matriz. Encontre os pontos fracos dele e busque reforçar essas características na sua própria empresa. Uma ameaça pode ser o que faltava para desencadear melhorias, já que vai fazer você correr atrás para melhorar sua loja.
Preze pela qualidade
Há momentos em que reduzir o preço também significa diminuir a qualidade do que você vende. Aí é necessário considerar se vale a pena entrar nessa briga. Afinal, faz sentido cobrar mais por um produto que tenha uma qualidade maior. Mesmo que existam produtos semelhantes ao seu com valor inferior, os produtos mais duráveis, bonitos e eficientes também vão ter seu público. É importante lembrar que você pode adicionar serviços à venda do seu produto − consultoria ou instalação, por exemplo − para garantir que esse seu preço mais alto envolva uma experiência melhor para o cliente.
Saiba esperar
É natural, quando outra loja abaixa o preço, a tendência de diminuir também, mas é importante saber quando é possível fazer promoções ou não. Na internet, é muito mais fácil pesquisar por preço, então, você precisa ficar esperto para usar promoções nos momentos em que fizerem sentido. Não adianta se desesperar para diminuir o preço junto com o concorrente. Ricardo, da Precifica, explica que uma boa é esperar o estoque do concorrente acabar e, aí sim, organizar e divulgar uma grande promoção.
http://ecommerce.uol.com.br/impulso-digital/temas/concorrencia-precos-e-produtos/6-estrategias-para-encarar-os-concorrentes-que-incomodam.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Consultation en ligne

Bonjour!

Consultation en ligne
Gardez les ventes en temps de crise, il est vraiment un défi que beaucoup visage, mais ces obstacles peuvent être surmontés avec une gestion efficace de ses clients et un différentiel.


Je dis souvent que: l'écart est la différence - mais la façon d'obtenir un différentiel sans beaucoup de coût?



Comment maintenir une bonne relation avec le client, à réaliser ce qui est vraiment la valeur pour elle?



Pourquoi est-il important de maintenir un bon contrôle financier?



Comment former vos employés pour qu'ils fassent une différence?



Contactez-nous - conseil en ligne ou en personne dans l'état de Rio de Janeiro.


jlcconsultoria07@gmail.com

Consultoria ON LINE

Manter o faturamento em tempos de crise, é realmente um desafio que muitos enfrentam, mas estes obstáculos podem ser superados com uma gestão eficiente dos seus clientes e com um diferencial.


Costumo dizer que : o diferencial faz a diferença - mas como conseguir um diferencial sem muito custo?



Como manter um bom relacionamento com o cliente, percebendo oque realmente é valor para ele?



Por que é importante manter um bom controle financeiro?



Como treinar seus funcionários para que eles façam a diferença?



Entre em contato conosco - consultoria On-Line ou presencial no estado do Rio Janeiro.


jlcconsultoria07@gmail.com

Online Consulting

Good Morning!

Keeping your billing in times of crisis is really a challenge that many face, but these obstacles can be overcome with efficient management of their customers and with a differential.


I often say that: the differential makes the difference - but how to achieve a differential without much cost?



How to maintain a good relationship with the client, realizing what really is value for him?



Why is it important to keep good financial control?



How to train your employees so they make a difference?



Contact us - on-line or face-to-face consulting in the state of Rio Janeiro.


Jlcconsultoria07@gmail.com

9 trabalhos online que você pode começar ainda hoje

1.  Assistente virtual

Como algumas empresas operam atualmente sem possuir uma sede física, isso abre oportunidades múltiplas para que os chamados “assistentes virtuais” trabalhem com diferentes tarefas. Entre elas estão funções de atendimento ao cliente, atendimento por telefone, organização de compromissos e da agenda da companhia e dos empreendedores.
Você pode começar com um único cliente e, então, quando identificar em qual área é melhor, gosta mais, e pode ir se especializando, conseguindo mais clientes e, claro, aumentando seu potencial para ganhar dinheiro. 


2.  Business coach

Se você é um especialista em um campo particular, alavanque seu conhecimento e torne-se um coach, ensinando alunos em todo o mundo através da internet. As ferramentas digitais disponibilizam o alcance de pessoas com interesse no que você tem a dizer independentemente do onde ela esteja no mundo.
Um bom exemplo é o empreendedor Timothy Sykes: ele criou um programa online em que ensina pessoas suas estratégias de sucesso como comerciante. 
Por que você não pode usar seus conhecimentos a fim de ganhar dinheiro? Pense nisso. 


3. Criador de conteúdo freelancer

Todo negócio que se preze hoje está entregando algum tipo de conteúdo de marketing online, certo? Nós percebemos o quanto estamos cercados de informação nos últimos anos e, de certa maneira, isso vem funcionando. Mas, com todo mundo brigando para captar a atenção, a demanda por redatores excelentes cresce a cada dia.
Afinal, todo mundo pode publicar alguma coisa, mas poucos são os empreendimentos que estão criando um conteúdo tão atraente que possa se destacar e chamar a atenção do público, criando uma audiência leal e engajada. Se você possui capacidade de escrever bem, existem diversas oportunidades lucrativas esperando por você. 


4.  Vendedor online

Quando falamos de vendas online, nos lembramos do eBay – que é uma ótima ferramenta, já que seu conceito é bastante simples: compre por menos, venda por mais. Além disso, é uma opção viável se você está buscando dinheiro para outras ideias, como iniciar sua startup; afinal, existe um grande risco para aqueles que desejam iniciar um trabalho online – sendo extremamente recomendável garantir, de alguma forma, a segurança do dinheiro na conta.
Aliás, a venda online pode ser feita mesmo para quem está trabalhando fixo em alguma empresa, podendo ser administrada antes ou depois do expediente. 


5. Consultor

A consultoria é um trabalho que pode ser muito lucrativo, sendo uma concessão do profissional aos clientes de seus conhecimentos sobre dado assunto. Mas, você pode se questionar sobre essa carreira online, já que parece que hoje em dia todo mundo é um consultor. Sim, é verdade! Por isso, caso decida tentar seguir esse caminho, é preciso que você não só seja capaz de fornecer valor e entregar resultados aos seus futuros clientes, como também precisará conseguir se destacar de todos os profissionais medíocres que estão por aí.

O fundador e CEO da “Market Domination Media”, Jonathan Long, contou que fez uma transição de sua empresa, indo de um prestador de serviços para uma firma de consultoria. “Levou cerca de cinco anos para que conseguisse construir a marca para chegar ao ponto em que estamos. Contudo, hoje, as empresas nos procuram para orientar e aconselhar as equipes de marketing internas”, diz. 


6.  “Influencer marketer”

Esse trabalho consiste em vender um produto ou serviço de uma empresa  que terceiriza sua influência (que pode ser através de um mailing list que você conseguir construir, um blog ou mesmo nas suas redes sociais). Hoje, o chamado marketing de influência busca essas pessoas que são influenciadoras a fim de conquistar outros potenciais clientes, gerando não só vendas, mas também engajamento online.  
Se você não possui um público engajado em qualquer mídia que seja, talvez seja melhor tentar trabalhar nisso antes para depois investir em se tornar um influencer marketer. 
É bom destacar que não necessariamente as empresas pagam seus influenciadores em dinheiro. Muitos deles começam ganhando em produtos, descontos etc. 


7.  Social-media influencer

Muito semelhante com o trabalho acima, porém ainda mais específico. Essa é A carreira de 2016. Se você gosta de trabalhar com redes sociais, se entende um pouco dos segredos de marketing e possui grande número de seguidores (leais), bem, então você poderia estar ganhando dinheiro com isso. Alguns influenciadores de mídia social possuem um engajamento tão alto que chegam a ganhar milhares de dólares por publicação... Por que isso funciona! De outra maneira, as marcas não estariam investindo tanto nas “vitrines virtuais” se não houvesse retorno, certo?


8.  Vlogger

Se tem uma carreira online com potencial para ganhar dinheiro, é essa: ser um vlogger. Mas, claro, você precisa construir algo sólido, entregando um conteúdo interessante e diferenciado. Ser um youtuber de sucesso pode levar tempo – ou não –, pode dar muito certo – ou não. Porém, se você tenta e consegue, bem, é possível levar uma vida confortável...

Uma dica: as pessoas gostam de seguir canais com que se identificam, que mostram conceitos e histórias interessantes. Assim como empresas devem focar e conhecer seu público-alvo, você também deve pensar em quem vai focar seu conteúdo e esforços (só assim poderá ganhar atenção e conseguir seguidores). 


9.  Designer gráfico ou web developer

Se você é um designer gráfico ou sabe como trabalhar com isso, então pode conseguir trabalhos diversos que estão por aí, esperando um profissional como você. Fazendo freelancer, poderá controlar suas horas e escolher para quem quer trabalhar. Você também pode dar o seu preço, desenvolver bons projetos e, enfim, fazer algo que ama enquanto trabalha confortavelmente na sua casa. Busque saber informações do mercado sobre as empresas que são suas potenciais clientes (já que existem bons e maus freelas). De resto, mãos às obras.
Fonte:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Três passos para desenvolver talentos

Outro dia, em uma palestra sobre Gestão de Pessoas, escutei uma comparação que muito me interessou: foi dito que ter uma carreira de sucesso pode ser comparado a ter uma vida saudável ou não. Da mesma forma que somos fisicamente aquilo que construímos, tendo ou não uma musculatura forte e resistente para envelhecer, na vida profissional também somos aquilo que exploramos.
Isso significa que, para sermos um profissional de sucesso, devemos buscar um autoconhecimento constante, conhecer nossos pontos fracos e desenvolver constantemente a nossa musculatura, para nos tornarmos profissionais fortes e poderosos. Mas como realizar esse trabalho de lapidação em nossas equipes?
Primeiro passo – reconhecer os talentos
Saber quem faz parte do seu time é a primeira etapa do desenvolvimento de talentos. Pessoas são diferentes e únicas, entender isso e saber observar quais as qualidades de cada um e para que tipo de tarefas podem ser aproveitadas é o papel do gestor.
Segundo passo – entender as necessidades da sua empresa
Cada empresa, cada cargo e cada momento pedem diferentes qualidades e aptidões de um time. Estar atento para o que é realmente necessário para o bom funcionamento de uma companhia é fundamental. Com isso, é possível realocar, fazer adaptações, modificar descrições de cargos e tarefas.
Terceiro passo –  criar um projeto de assessment
Devemos sempre olhar para dentro da empresa e buscar primeiro possíveis talentos. Assessment é avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento. Com um projeto estruturado, é possível desenvolver e avaliar constantemente os resultados, criando novos desafios e, assim, formando talentos continuamente.
 Clozel Comunicação | Katiuscia Zanatta 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

5 regras do empreendedorismo que os iniciantes ignoram

1 – Ame seu negócio, mas não cegamente

É essencial o envolvimento com o negócio que você está abrindo, mas a falta de planejamento pode te levar à falência em pouco tempo, como explica Caroline Caracas, coach de empreendedorismo e negócios e sócia-diretora da Marketing Minds e do Programa Empreenda-se.
“Não dá para ficar cego por amor. É preciso ter um modelo de negócio. Não é uma cartilha que tem que ser seguida à risca, mas o empreendedor precisa traçar diretrizes, estudar riscos, não dá para fazer o negócio acontecer de olhos fechados”, diz.
Segundo Caroline, o segredo para o modelo funcionar é a flexibilidade. “Você monta um esquema, mas quando vai para o campo de batalha, ele muda. Tem problemas que vão surgir somente quando você começa a colocar o negócio em prática, e é nesse momento que você vai ajustar seu modelo. Por isso é importante ter uma base, não partir do zero.”

2 – Não deixe o conhecimento de lado

Se identificar com o produto ou serviço que você está oferecendo é essencial, mas além da paixão é preciso ter conhecimento. “Você pode amar vestuário infantil, por exemplo, mas não vai sair abrindo lojas de vestuário infantil se esse for um mercado que está retraindo”, diz Caroline.
A recomendação da coach é que você não foque seus esforços em ter uma ideia inovadora, mas sim que tenha a sensibilidade para identificar no seu dia a dia quais as necessidades das pessoas, quais os problemas que elas estão enfrentando, e o que você poderia fazer usando seus conhecimentos para ajudá-las.
“Tem que alinhar uma dor, um problema, com uma solução que tenha a ver com seus pontos fortes”, diz. “O empreendedorismo tem muito mais relação com o propósito, com a pessoa querer melhorar algo ou torná-lo mais eficaz, do que com a ideia de criar uma máquina de dinheiro”, afirma.

3 – Chefe, pero no mucho

Para Nagamatsu, do Sebrae, muitos dos novos empreendedores pecam no comportamento. “Não pode achar que é fácil empreender. É preciso ter em mente que ter um negócio próprio vai exigir que você trabalhe muito mais do que trabalharia se fosse funcionário de alguém.”
Quando você é funcionário de uma empresa e passa mal, por exemplo, alguém vai substituí-lo. Já se você é o dono de uma fábrica e fica doente, não vai ter alguém para assumir sua função, lembra o consultor do Sebrae.
Marco Aurélio Ribeiro, gerente nacional de empreendedorismo e internacionalização do Ibmec, ressalta que o dono de um negócio também não deve tratar sua ideia como um grande segredo.
“Não pode tratar todo projeto como se tivesse descoberto a fórmula da bomba atômica. Você deve ser otimista, sim, e acreditar no negócio, mas antes de sair defendendo o modelo é preciso descobrir primeiro se ele é realmente bom. É preciso ser crítico em relação a sua própria empresa, e pedir opiniões”, diz.

4 – Você vai precisar de mais dinheiro

Uma regra básica do empreendedorismo que muitas vezes acaba sendo esquecida pelos iniciantes é pensar no capital de giro. Não basta levantar o dinheiro para colocar o negócio de pé se você não dispor de recursos para mantê-lo depois.
“Vai levar um bom tempo até que o negócio ande com as próprias pernas. Até lá, você tem que se garantir financeiramente”, afirma Ribeiro, do Ibmec.
Para a coach Caroline, tudo tem que estar na ponta do lápis. “Quando a pessoa vai deixar de ser funcionária para abrir o próprio negócio, tem que fazer um fundo de transição antes. Recomendo que ela tenha um valor que garanta no mínimo um ano de contas fixas do negócio pagas.”
Nagamatsu, do Sebrae, lembra que a eventual indisponibilidade de crédito pode piorar a situação de quem não se planejou. “Para entrar no mercado, tenho que vender a prazo, mas pagar à vista, já que a oferta de crédito costuma ser restrita a quem está começando.”

5 – Saiba vender seu peixe

Esta é talvez a regra mais importante de todas: dê atenção ao marketing. Isso não inclui somente separar um dinheiro para propaganda do produto ou serviço oferecido, mas também ter tempo suficiente para pensar em estratégias de como atrair novos clientes.
“Sem clientes, não tem negócio. Essa é a chave de tudo”, diz Caroline. “Minha dica é a pessoa se dedicar a aprender marketing digital. Antigamente, você precisava pagar uma agência para divulgar seu negócio. Hoje, você pode fazer isso por conta própria na internet, especialmente em redes sociais.”
É claro que, para atingir um bom resultado, será preciso esforço e estudo, completa a coach. “Não é só ficar postando coisas a esmo. É preciso planejar os posts, comprar anúncios que vão atingir um público segmentado, o seu público-alvo. O empreendedor que domina marketing digital hoje em dia sai na frente.”